O Fantour teve como objetivo principal apresentar aos especialistas em comercialização de produtos turísticos os atrativos selecionados por consultores do Sebrae, a partir de uma visão crítica e profissional sobre o potencial da Rota como experiências autênticas, infraestrutura e os serviços oferecidos.
Em Acaraú, os participantes foram recebidos com uma calorosa recepção, seguida por um tour pelo centro histórico da cidade. Os visitantes puderam explorar belezas como a Igreja da Matriz e o Museu Casa do Padre Antônio Tomás. Em seguida, visitaram uma fazenda de camarão – Sabores da Costa, onde puderam conhecer os processos do cultivo do camarão orgânico da Costa Negra, único do Brasil com indicação geográfica e degustaram pratos da gastronomia Nacional e Internacional.
Na sequência, a rota seguiu para Itarema, onde a comitiva foi apresentada às diversas opções de ecoturismo e turismo de aventura na Ilha do Guajiru. A Visita seguiu para a centenária igreja de Almofala e a comunidades indígena de Tremembé, onde o grupo assistiu a apresentação de algumas danças tradicionais. A preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável foram temas recorrentes durante as atividades, demonstrando o comprometimento do projeto com a natureza e a cultura local.
Em seguida, os participantes conheceram a segunda praia mais seca do mundo, Arpoeiras. À tarde, o grupo contemplou o pôr do sol na Praia da Barrinha e finalizou a noite com a visita técnica à cervejaria Jericoacoara, no Centro de Acaraú. A gastronomia local, com destaque para os pratos à base de camarão, foi amplamente elogiada pelos profissionais.
Na sequência, o grupo seguiu para o município de Amontada que, com suas praias de areias brancas e águas cristalinas, encantou os visitantes. Lá, eles fizeram um passeio de barco pelo rio Aracatiaçu, onde os participantes conheceram as modalidades de passeio contemplativo e de pesca esportiva, finalizando o passeio na Ilha das Ostras, em uma roda de conversa com empresários locais.
A visita seguiu pelas dunas e as três praias do município (Moitas, Icaraizinho de Amontada e Caetanos) em transporte 4×4 e terminou com um picnic ao pôr do sol nos Lençóis Cearenses em Caetanos, considerado um dos pontos altos da visita.
Os agentes de viagem tiveram a oportunidade de conhecer os “Quintais Gastronômicos”, projeto da Secretaria de Turismo, Desenvolvidmento Econômico e Cultural de Amontada em parceria com o Sebrae Regional Oeste que está empoderando as mulheres da região, com reconhecimento e geração de renda. Em cada um, eles degustaram da mais autêntica culinária local, além de conhecerem equipamentos de lazer, bem-estar e hospedagem de acordo com a cultura e as tradições da região.
A visita técnica foi concluída em Itapipoca, onde os agentes puderam desfrutar das belezas naturais das serras e dos sítios arqueológicos. A rica biodiversidade e a hospitalidade dos habitantes locais foram pontos de destaque. Os participantes realizaram, ainda, uma trilha pelo sítio Humaitá, que tem um grande potencial para o ecoturismo. O dia terminou com a visita ao teatro dona Zefinha, uma verdadeira imersão cultural nos ritos populares do município.
IMPRESSIONADOS
Ao final, analisando tudo o que conheceram, os agentes se revelaram impressionados com o potencial da Rota Costa dos Ventos, destacando a diversidade de atrativos e a autenticidade das experiências oferecidas. “A Rota Costa dos Ventos tem tudo para se tornar um destino imperdível no Ceará. A integração entre cultura, natureza e aventura é o grande diferencial”, afirmou um dos participantes.
O Sebrae espera que esse primeiro Fantour seja apenas o começo de uma série de ações para promover e consolidar a Rota no mercado turístico no Litoral Oeste. A próxima etapa envolve o mesmo processo, agora abrangendo os demais municípios da rota que não foram contemplados nesta experiência inicial.
A ideia é, na segunda etapa, envolver os produtos turísticos de Trairi, Paraipaba, Paracuru, São Gonçalo do Amarante e Caucaia. Com o refinamento dos produtos turísticos com base no feedback recebido, o Sebrae/CE e demais parceiros focam, também, na promoção da Rota em feiras e eventos do setor de maneira mais assertiva.
Segundo o articulador do Escritório Oeste do Sebrae/CE, Jacob Bandeira, “ações como essa visam aproximar os fornecedores de produtos turísticos às empresas que comercializam os produtos no mercado regional e nacional e, com isso, fortalecer toda a cadeia comercial dos destinos, promovendo um aumento do fluxo de vendas de pacotes turísticos e divulgação dos destinos”, enfatiza.
-