ASN CE Atualização
Compartilhe

Cinco Rotas cearenses participam do 8º Salão Nacional de Turismo

O apoio do Sebrae/CE vai proporcionar suporte técnico e financeiro, além de visibilidade e networking para os empreendedores locais durante o evento.
Por Redação
ASN CE Atualização
Compartilhe
Salão de Turismo 2024

Desta quinta-feira até domingo, 11/08, o Rio de Janeiro será palco do evento mais esperado do setor turístico brasileiro: o 8º Salão Nacional do Turismo. Realizado no RioCentro, o encontro é organizado pelo Ministério do Turismo e tem como objetivo e consolidar como a maior vitrine do turismo nacional. Um público de mais de 100 mil pessoas está sendo esperado nos quatro dias de evento.

O Estado selecionou cinco Rotas que, este ano, representarão o potencial turístico do Estado. São elas: Rotas do Cariri, das Falésias, das Emoções (Ceará, Piauí e Maranhão), Rota Costa dos Ventos e Rota Mirantes da Ibiapaba.

A participação do trade turístico do Ceará no 8º Salão Nacional do Turismo representa uma excelente oportunidade para promover e fortalecer o turismo na região. O apoio do Sebrae/CE é crucial, proporcionando suporte técnico e financeiro, além de visibilidade e networking para os empreendedores locais durante o evento.

Com essa participação, espera-se que o turismo no Ceará ganhe maior competitividade e se posicione de forma mais eficaz nos mercados nacional e internacional, promovendo o desenvolvimento sustentável e inclusivo da região.

Os principais objetivos para a participação das Rotas Cearenses no evento são:

– Participar do Encontro Nacional das Instâncias de Governança Regional relacionadas com o Programa de Regionalização do Turismo, uma ação do Ministério do Turismo.

– Divulgar as Rotas do Ceará no espaço da SETUR-CE, apresentando material promocional e os roteiros aos visitantes do estande.

– Apresentar as experiências únicas dos destinos na “ARENA Experiências Brasil”.

– Fazer networking com diversos players do turismo nacional.

– Ampliar conhecimentos e informações sobre tendências de mercado, participando da programação técnica.

Além disso, a Rota do Cariri vai acompanhar cinco grupos de artesãos e empresários do Turismo; a Rota Mirantes da Ibiapaba vai apresentar o Roteiro dos Engenhos da Ibiapaba e a Indicação Geográfica da Cachaça de Alambique e a Rota das Emoções vai coordenar o espaço da Rota das Emoções durante o evento.

SOBRE AS ROTAS CEARENSES

Canoa Quebrada

-A Rota das Falésias é um percurso que contempla 8 cidades da Costa Leste do Ceará. Ela se estende por 215 km, passando por Aquiraz, Eusébio, Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Fortim, Aracati e Icapuí.

Chapada do Araripe

-A Rota Cariri, segundo a Setur, tem 55 pontos de visitação, distribuídos em vários municípios:

Assaré: Fundação Memorial Patativa do Assaré; Casa Patativa do Assaré na Serra de Santana; Casa e museus dos mestres e mestras da Cultura; Café da Mestra da Cultura Zenilda Ferreira; Artesanato em couro e literatura de cordel.

Nova Olinda: Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri; Museu do Ciclo do Couro; Casa e museus dos mestres e mestras da Cultura; Oficina do Mestre Espedito Seleiro; Artesanato em couro e pedras; e Geossítio Ponte de Pedra.

Juazeiro do Norte: Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro; Santuário de São Francisco das Chagas; Santuário do Sagrado Coração de Jesus; Casarão do Horto; Fundação Memorial Padre Cícero; Luzeiro do Nordeste; Casa e museus dos mestres e mestras da cultura; Lira Nordestina; Centro de Cultura Popular Mestre Noza; Mercado Central; Associação dos Artesãos da Mãe das Dores do Padre Cícero; e Estátua do Padre Cícero.

Santana do Cariri: Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens; Pontal da Santa Cruz; Casarão do Coronel Felinto Cruz; e Eurovile.

Crato: Museu de História do Crato; Museu de História Natural da Urca; Caldeirão da Santa Cruz do Deserto; Museu dos fósseis; Estátua de Nossa Senhora de Fátima; Casas e Museus dos mestres e mestras da cultura; Praça da Sé; Festival Expocrato (julho); Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira; Geopark Araripe; Chapada do Araripe; Cascata do Lameiro; e Parque Estadual Sítio Fundão (Geossítio Batateiras).

Barbalha: Igreja Matriz de Santo Antônio; Igreja de Nossa Senhora do Rosário; Festa de Santo Antônio; Centro Histórico;Engenho Tupinambá; Casas e museus dos mestres e mestras da cultura; Artesanato em couro, palha de bananeira e crochê; Arajara Park; Balneário Caldas; Sítio Pinheiros; Geossítio Riacho do Meio; e Teleférico.

Ibiapaba-

-Outra Rota que vai para o Salão de Turismo 2024 é a Rota Mirantes da Ibiapaba, que reúne os principais atrativos e equipamentos turísticos dos municípios de Carnaubal, Croatá, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Ipu, São Benedito, Tianguá, Ubajara e Viçosa do Ceará.

Amontada

-Já a Rota Costa dos Ventos reúne os atrativos do litoral Oeste do Estado, com as belezas dos municípios de Acaraú, Caucaia, Itarema, Amontada, Itapipoca, Trairi, Paracuru, Paraipaba e São Gonçalo do Amarante.

Jericoacoara

-E, por fim, o primeiro roteiro turístico implantado com o apoio do Sebrae: a Rota das Emoções, estruturada em 2005. O roteiro reúne os equipamentos e atrativos de 14 municípios dos Estados do Ceará, Piauí e Maranhão. No território cearense, integram o roteiro os municípios de Barroquinha, Camocim, Chaval, Cruz e Jijoca de Jericoacoara.

PROGRAMAÇÃO

No primeiro dia de atividades, os participantes poderão optar por 12 painéis, que irão abordar questões como mudanças climáticas e gestão de riscos no Turismo, COP-30, desafios da qualificação profissional, novas tendências para o Turismo, boas práticas de inovação turística, ancestralidade e cultura preta e iniciativas que fomentam a sustentabilidade no ramo.

A programação do Núcleo do Conhecimento envolve cerca de 90 palestras e 35 painéis, além de uma série de reuniões. Durante o Salão, membros do Conselho Nacional de Turismo (CNT) vão se reunir para discutir ações e deliberar pautas do segmento e, também, haverá um encontro do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur).

A agenda tem confirmada, ainda, a realização do I Seminário Nacional de Regionalização do Turismo 2024, que promoverá a integração, o diálogo e a troca de experiências entre representantes da indústria do Turismo de todo o País.

O Sebrae Nacional, parceiro do Ministério do Turismo na organização do Salão, também estará presente com o “Encontro de Negócios do Sebrae”, que incentivará a construção de soluções por micro e pequenos empresários do Turismo.

-