
O encontro reuniu a articuladora do Sebrae/CE na Região Neyla Primo, e representantes da administração municipal como secretários de Assistência social, Cultura, Turismo, Desenvolvimento econômico e Agricultura. Na oportunidade, o Sebrae mostrou todas as ações que compõem o Programa Cidade Empreendedora.
O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae para o gestor público que quer direcionar, acelerar e sustentar o processo de desenvolvimento socioeconômico do município. Tem o objetivo de atuar junto ao poder público, de forma sistêmica, para que este seja um agente facilitador, fomentador, eficiente e ágil; alinhando seus processos e serviços para a agenda de desenvolvimento, apoiando o equilíbrio, a inclusão, a cooperação no mercado.
São focos do programa a Melhoria do ambiente de negócios; O Fomento ao empreendedorismo; a Promoção da competitividade empresarial; possibilitar uma visão sistêmica do território; e atuar, diretamente junto ao poder, como um agente mobilizador, facilitador e fomentador do desenvolvimento.
O Programa Cidade Empreendedora se organiza em 10 eixos de atuação, definidos de forma a contemplar todas as temáticas que influenciam a capacidade de um território em iniciar, acelerar e sustentar o processo de desenvolvimento.
As soluções de intervenção do Sebrae nos municípios acontecem em três níveis: básicas, intermediárias e avançadas. Essas soluções sofrem adequação conforme a necessidade verificada no Planejamento Estratégico com foco no Desenvolvimento Econômico.
Durante a conversa, os participantes debateram sobre Gestão e Políticas Públicas, simplificação no acesso ao crédito através do Programa Empresa mais simples, adesão ao Programa Empreendedorismo na Escola, ao Compras Públicas e diagnóstico acerca do potencial do município.

O encontro foi encerrado com visita à Sala do Empreendedor de Quixelô, que fica instalada no Mercado público da cidade, num espaço recém-inaugurado.