ASN CE
Compartilhe

Centro-Sul e prefeitura municipal promovem acesso a mercados para os pequenos negócios

O objetivo das ações é facilitar o acesso a novos mercados para os empreendedores da Região
Por Redação
ASN CE
Compartilhe

Um Festival Gastronômico de valorizações da tilápia e que reúna os pescadores do município, uma Feira da Mulher voltada para a disseminação do empreendedorismo feminino e uma ação que facilite o acesso dos produtores ao selo SIM- Serviço de Inspeção Municipal que é um certificado concedido a produtos de origem animal que passam por inspeção e fiscalização municipal, garantindo a qualidade e segurança higiênico-sanitária.Essas três demandas são as ações que vêm movimentando o município de Orós, no Centro Sul do Estado. O Festival do Peixe seria, na verdade, a modernização de um evento já tradicional entre os pescadores da Região e que teria, como novidade, o estímulo para que a culinária regional valorizasse a tilápia, usando o peixe tão característico da Região como matéria-prima na confecção de pratos inovadores e atrativos.

EMPREENDEDORISMO

Em Orós, o empreendedorismo feminino é incentivado e apoiado pela Secretaria das Mulheres do Ceará e outras entidades, como a Sala do Empreendedor. Há outras iniciativas como a Oficina Ceará Credi Mulher, que oferece informações sobre crédito e empreendedorismo, tanto para as mulheres que já empreendem quanto para as que desejam começar. O objetivo é fortalecer o protagonismo feminino e a autonomia financeira das mulheres.
O foco de todo esse trabalho é o fortalecimento da autonomia financeira das mulheres e o reconhecimento do seu protagonismo no mundo do trabalho e do empreendedorismo. É importante destacar a colaboração entre diferentes entidades e instituições para apoiar o empreendedorismo feminino, como a Rede Mulher Empreendedora.
O empreendedorismo feminino não só impulsiona o crescimento econômico, mas também contribui para a autonomia e empoderamento das mulheres, permitindo-lhes conquistar sua independência financeira e superar barreiras e obstáculos sociais.

SELO SIM

Já a terceira demanda relativa a Orós que o Sebrae/CE se organiza para atender é p Selo de inspeção municipal que, embora receba alguma resistência do produtores, a promoção de três seminários Realizados pela Prefeitura, Senac, Sebrae/CE e Banco do Nordeste deve ajudar a esclarecer sobre a importância do Selo e reduzir as resistência á certificação que é muito importante para a comercialização dos produtos de origem animal.