Com o “Festival Concreto – Festival Internacional de Arte Urbana”- Fortaleza, o Ceará ganhou o Prêmio Brasil Criativo 2023 na Categoria Arte Urbana. Os vencedores foram anunciados em solenidade realizada no último dia 24, no Centro Cultural de São Paulo.
A premiação é uma iniciativa do Ministério da Cultura como reconhecimento oficial da economia criativa no País. O prêmio, que já contou com o apoio institucional da Unesco, é realizado pela World Creativity Organization (WCO), comunidade internacional que atua para fomentar o valor da criatividade como matéria-prima para o desenvolvimento econômico sustentável.
O “Festival Concreto-Festival Internacional de Arte Urbana” promove eventos e intervenções voltadas para os mais diversos públicos da sociedade. Criado em 2013, o Festival Concreto busca fomentar a apreciação artística e aproximá-la do público geral, partindo do conceito de que manifestações artísticas devem ocupar os espaços urbanos e estarem cada vez mais próximas da população, e de que não é preciso sair de seu espaço de convivência para consumir arte, com programação voltada ao público e com papel impulsionador entre os artistas locais.
O prêmio chega à sua quarta edição como o principal reconhecimento aos empreendedores e negócios criativos brasileiros nas áreas de Arquitetura, Arte Urbana, Artesanato, Audiovisual, Criação de Conteúdo, Design, Games, Gastronomia, Moda, Música, Publicidade, Startups e Tecnologia, além da consagração especial para Líderes, Comunidades e Territórios Criativos.
A atual edição do Prêmio Brasil Criativo é apresentada pela 3M, com patrocínio do Sebrae, apoio da Secretaria da Cultura de São Paulo, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de São Paulo, Progen e Fórum Nacional de Cultura, parceria institucional da CriaBrasilis, organização da Elo 3 e realização World Creativity Organization.
4 FINALISTAS
O Ceará participou da final desta edição com quatro selecionados. Além do “Festival Concreto – Festival Internacional de Arte Urbana” – Fortaleza, CE, vencedor na Categoria Arte Urbana, também foram finalistas “CINE+: cultura, educação e sustentabilidade”-Fortaleza, CE; no Artesanato; “Escolas Criativas” – Fortaleza, CE, na Categoria Tecnologia; “Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga” – Guaramiranga, CE, na Categoria Comunidades Criativas e “Rua dos Tabajaras” – Fortaleza, CE, na Categoria Territórios Criativos.