Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias

ASN CE 27/07/22 às 08:15 Atualização 27/07/22 às 11:19
Compartilhe

Sucesso no lançamento da Agenda LIDER da Região dos Sertões de Crateús e Inhamuns

Por Redação
ASN CE 27/07/22 às 08:15 Atualização 27/07/22 às 11:19
Compartilhe

Com a presença do diretor técnico do Sebrae Ceará, Alci Porto, do vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Estadual, João Guimarães, e de prefeitos, lideranças políticas e empresariais e representantes de entidades civis, foi lançada na última segunda-feira, 25/05, a Agenda LIDER- Agenda de Desenvolvimento Estratégico da Região dos Sertões de Crateús e Inhamuns. Considerada um instrumento de orientação e direcionamento que pretende nortear a atuação do grupo que ajudou a formatar o documento, a agenda tem o propósito de criar uma Visão de Futuro para a Região, com estratégias e iniciativas pensadas para fomentar o desenvolvimento econômico dos 12 municípios que aderiram ao projeto.

A partir do documento, os participantes do Programa LIDER comprometeram-se a implementar, com medidas efetivas e transformadoras, um processo contínuo de mobilização e integração de lideranças e instituições, para formação de parcerias inovadoras onde todos possam participar, construir e sugerir ações com foco na promoção de uma região economicamente, culturalmente, socialmente e ambientalmente melhor desenvolvida.

Para o diretor técnico do Sebrae Ceará, Alci Porto, o Líder tem o importante papel de dar direcionamento aos projetos setoriais para fortalecer a Região onde o Sebrae atua. “Então, cada Região onde o Sebrae atua tem que ter o LIDER ou um programa puxando ações e as ideias para que, com elas o Sebrae possa elaborar Projetos, Planos de Trabalho e trazer parceiros, também, para que atender aos anseios da Região da qual esses lideres fazem parte”, ressaltou.

Ele ressaltou ainda os sete meses de trabalho que essas lideranças tiveram buscando, pesquisando, identificando prioridades para a elaboração da Agenda com as demandas da Região. “Esse evento é o momento de entrega da agenda, quando a comunidade de lideres apresenta o resultado de todo esforço que elas tiveram para identificar oportunidades, projetos, encaminhamentos ao poder público, com os planos para as prefeituras, para o Sebrae e governos”, enfatiza, explicando que, ” Agora é que o trabalho em torno da Agenda vai começar”.

O Programa LIDER- Liderança para o Desenvolvimento, tem como objetivo despertar a articulação, a integração, o envolvimento e a corresponsabilidade de lideranças e organizações, na missão de promover transformações positivas na região a que pertencem. Basicamente, o Programa envolve a mobilização, qualificação e integração de líderes, para possibilitar o alinhamento das demandas e a convergência das políticas públicas e iniciativas privadas, com foco na criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento da região, no fortalecimento dos pequenos negócios e na consequente dinamização da economia.

No caso da Região dos Sertões de Crateús e Inhamuns, a Agenda abrange, inicialmente, a integração entre os municípios de Aiuaba, Arneiroz, Crateús, Hidrolândia, Independência, Ipueiras, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Novo Oriente, Parambu, Santa Quitéria, Tauá. Tendo como lema “O lugar certo para viver e empreender”, a Agenda define três eixos estratégicos em torno dos quais as ações serão implementadas. São eles: Agronegócio, Infraestrutura e Educação Empreendedora, Inovadora e Tecnológica.

Já os macros objetivos estão voltados para o desenvolvimento e fortalecimento do Agronegócio, com destaque para as cadeias da apicultura e ovinocaprinocultura em bases sustentáveis, além do fomento à ampliação da infraestrutura necessária ao desenvolvimento do potencial produtivo da região e a promoção da educação empreendedora, inovadora e tecnológica, bem como a ampliação e fortalecimento do polo de ensino superior.

A Agenda LIDER da Região dos Sertões de Crateús e Inhamuns é a terceira lançada no Ceará. Já estão implementadas as Agendas das Regiões da Ibiapaba e do Baixo Jaguaribe.

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida ou tem sugestões? Entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas