Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias

ASN CE 04/08/22 às 12:03 Atualização 05/08/22 às 16:58
Compartilhe

Sebrae/CE apresenta trabalho na Rota das Emoções para Missão da Embaixada Francesa

Por Redação
ASN CE 04/08/22 às 12:03 Atualização 05/08/22 às 16:58
Compartilhe

As articuladoras do escritório do Sebrae/CE na região Norte, Suilany Teixeira e da Unidade de Competitividade dos Negócios, Alice Mesquita, participaram nesta quarta-feira (3) de uma reunião com os integrantes da II Missão da Embaixada Francesa. O encontro foi realizado no Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará – Íris, no Palácio da Abolição.

A missão, que começou no dia 1 de agosto e segue até amanhã (5), é promovida pelo Consórcio Nordeste e tem como participantes representantes da instituição, da Embaixada Francesa, dos Governos Estaduais do Ceará, Piauí e Maranhão e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A ideia é discutir o projeto de “Desenvolvimento Sustentável do Território da Rota das Emoções”.

Na oportunidade, Suilany Teixeira apresentou o trabalho que vem sendo realizado pelo Sebrae desde 2005 para a estruturação e operação da Rota das Emoções, roteiro turístico integrado que reúne os atrativos e equipamentos turísticos de 14 municípios dos três estados e tem como destinos indutores o Parque Nacional de Jericoacoara (CE), o Delta do Parnaíba(PI) e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA).

A gestora do Sebrae contextualizou o processo de criação da rota e destacou as ações que vêm sendo realizadas ao longo destes 17 anos em áreas como a sustentabilidade, governança, qualificação das empresas e atrativos, inovação, promoção e mercado, entre outros. De acordo com Suilany, desde 2005, o Sebrae dos três estados e o Sebrae Nacional já investiram mais de R$ 24 milhões em ações no roteiro.

O resultado deste trabalho, segundo ela, trouxe retornos significativos para o território, como a expansão dos negócios, a qualificação dos destinos e atrativos, além da geração de mais de R$ 241 milhões em renda e negócios para a rota no período de 2009 a 2019. “É um trabalho que muito nos orgulha tanto pelos resultados, como pela geração de emprego e renda e da melhoria da qualidade de vida das pessoas que residem nos municípios envolvidos”, destaca Suilany.

Além da Rota das Emoções, Suilany e Alice Mesquita também falaram sobre o trabalho que o Sebrae/CE vem desenvolvendo para a estruturação e operação de outras quatro rotas turísticas no território cearense: Rota das Falésias, no Litoral Leste; Rota Verde do Café, no Maciço de Baturité; Rota Mirantes da Ibiapaba e Rota do Cariri.

Ao final da apresentação, a subsecretária de programa do Consórcio Nordeste, Maria Fernanda Ramos Coelho, parabenizou o Sebrae pelo trabalho e destacou as interseções existentes entre o que foi apresentado por Suilany e o projeto de “Desenvolvimento Sustentável do Território da Rota das Emoções” e a possibilidade de parceria entre eles.

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida ou tem sugestões? Entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas