Ganhou forma e virou realidade o projeto desenvolvido pelo Sebrae/CE que pretende unir, em um mesmo roteiro turístico, as belezas dos municípios da Rota das Emoções, no Litoral Oeste, que tem como destino âncora a Praia de Jericoacoara, ao turismo ecológico da Rota Mirantes da Ibiapaba que mistura gastronomia, turismo de experiências e ecoturismo.
Nesta terça-feira, um grupo de 12 agências de viagens que atendem à Rota das Emoções chegou à Ibiapaba para participar de um fam tour de três dias que vai percorrer os municípios de Tianguá, Viçosa do Ceará, Ubajara, São Benedito e Guaraciaba do Norte, que integram a Rota Mirantes da Ibiapaba.
Nessa viagem, eles vão ver de perto as belezas naturais da Região que pode vir a integrar um roteiro conjunto, unindo serra e mar. O desafio é aproveitar o potencial de atração turística de Jericoacoara, como destino indutor internacional, para ampliar o número de turistas em outros municípios, em especial na Serra da Ibiapaba.
Além disso, a ideia da criação da rota entre a praia e a serra também trará benefícios para o turismo em Jericoacoara, pois é uma oportunidade de ampliar o tempo de permanência dos visitantes que vêm ao litoral. Atualmente, a média de permanência em Jericoacoara é de 2,7 dias. Com o novo roteiro oferecendo novos atrativos, eles devem permanecer mais tempo na região.
Outro fator favorável para a criação de uma rota Jeri-Ibiapaba, é a distância. A Ibiapaba está a cerca de 115km do aeroporto de Cruz. Atualmente, o aeroporto conta com 10 voos semanais regulares trazendo turistas de todo o país para a região, em especial para a Vila de Jericoacoara.
Nesse contexto, a Rota Mirantes da Ibiapaba pode ser agregada ao destino praia, principalmente pelo trabalho de estruturação feito com os equipamentos turísticos e o empenho dos empreendedores locais que estão empenhados no fortalecimento do turismo na Ibiapaba.
-