ASN CE
Compartilhe

Programa do Governo do Ceará conquista 1º lugar em Prêmio Nacional de Segurança Alimentar

O Sebrae/CE é parceiro da iniciativa nas ações de fomento ao empreendedorismo e geração de renda, como porta de saída para a situação de vulnerabilidade social
Por Com Ascom Governo do Ceará
ASN CE
Compartilhe
Foto: Larissa Morena

O programa Ceará Sem Fome, do Governo do Ceará, conquistou o primeiro lugar na categoria “Boas Práticas de Combate à Fome e Promoção da Segurança Alimentar e Nutricional” na 1ª edição do Prêmio Brasil Sem Fome. A premiação, realizada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) em parceria com o Banco Mundial e o Ministério da Saúde, aconteceu na última semana, em Brasília. O reconhecimento consolida a política pública cearense como uma referência nacional em estratégias integradas no enfrentamento à fome e fomento à geração de renda.

O governador Elmano de Freitas e a primeira-dama e presidente do Comitê Intersetorial de Governança do programa, Lia de Freitas, estiveram presentes na cerimônia para receber a honraria. Durante a premiação, o governador Elmano de Freitas celebrou a conquista do programa Ceará Sem Fome e ressaltou a prioridade que o governo estadual tem dado ao enfrentamento da fome e à geração de oportunidades para aqueles que mais precisam.

“Receber esse reconhecimento é motivo de grande honra e sobretudo de profunda responsabilidade. O Ceará conquistar esse prêmio fortalece nossa convicção de que estamos no caminho certo. O caminho da justiça social, da dignidade e do cuidado com as pessoas. Essa premiação pertence não apenas a um governo, mas a um povo inteiro. Pertence às equipes técnicas, aos coletivos, aos municípios, às entidades, aos parceiros, aos voluntários, e, principalmente, às famílias cearenses que acreditaram que é possível vencer a fome com políticas sérias”, enfatizou.

A presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Ceará Sem Fome e primeira-dama Lia de Freitas reforçou que o prêmio é resultado de um esforço coletivo para garantir que nenhuma família cearense sofra com insegurança alimentar grave. “Estamos muito felizes por esse reconhecimento e quero compartilhá-lo com toda a sociedade civil que se engajou pelo Ceará Sem Fome, pois esta é uma ação coletiva. Hoje, somos o estado que mais ampliou o número de domicílios com segurança alimentar. Esse é o nosso Ceará”, comemorou.

Empreendedorismo

O Sebrae/CE é parceiro do Ceará Sem Fome nas ações do eixo + Qualificação e Renda, a iniciativa que busca fomentar o empreendedorismo e a geração de renda entre os beneficiários do programa cearense, como porta de saída para a situação de vulnerabilidade social.

Entre as ações realizadas neste eixo durante o ano estão, capacitações e consultorias na área do empreendedorismo e gestão, missões técnicas, seminários de oportunidades e ações de mercado, como a participação de beneficiários do programa como expositores na Feira do Empreendedor e na 1ª Feira de Oportunidades do Ceará Sem Fome, realizada no Cariri.