A Prefeitura Municipal de Ipu, através de sua Secretaria de Desenvolvimento Econômico vem, há três anos desenvolvendo, em parceria com o Sebrae/CE, vários eixos do Programa Cidade Empreendedora. Um desses eixos trabalhados é o de Marketing Territorial onde, as secretaras de Turismo e Cultura desenvolveram, juntas, a identidade turística da cidade.
A criação da nova marca “Ipu-Terra de Iracema”, tem sido fundamental para a apropriação cultural da história do município como atrativo turístico.
“Ipu, terra de iracema” é uma marca que estabelece, de vez, a identidade da cidade dentro do complexo “Rota dos Mirantes”, num contexto do Turismo regionalizado. Principalmente, por ser uma marca atemporal e de domínio público, sendo utilizada também, por todos os negócios como restaurantes, hotéis, comércios, dentro da cadeira produtiva do Turismo na cidade.
Para dar mais ênfase a essa iniciativa, que é uma das vertentes do Programa Cidade Empreendedora, painéis indicativos estão sendo estrategicamente espalhados por toda a cidade de Ipu, principalmente nos pontos mais visitados como a Bica, a Praça de Iracema, o Quadro da Igrejinha e a Praça da Rodoviária.
Com essa estratégia, Ipu quer deixar bem claro que é a terra de Iracema, famoso personagem do romancista José de Alencar. a índia que banhava-se na cascata “véu de noiva”, que é como poeticamente conhecida a bica do Ipu.
-