ASN CE
Compartilhe

Produtor rural de Quixeramobim é homenageado pelo desempenho no programa Agronordeste

Com uma produção média, hoje, de 900 litros de leite por dia, José Sidneide Alves tem uma história de superação a contar.
Por Redação
ASN CE
Compartilhe

José Sidneide Alves é um produtor rural com ação destacada na bovinocultura leiteira regional. Um desempenho que lhe rendeu homenagens como destaque durante o evento de apresentação e celebração dos resultados do Programa Agronordeste, que ocorreu no dia 16/05 em Natal, Rio Grande do Norte.

Com uma produção média, hoje, de 900 litros de leite por dia, ele tem uma história de superação a contar. Começou a empreender com gado leiteiro em 1996, quando ainda era diarista na propriedade de terceiros. De lá para cá, seguindo as orientações do Programa, principalmente, nos últimos três anos, passou dos 20 litros/dia produzidos inicialmente, para os atuais 900 litros.

Ele reconhece que o avanço no desempenho deu um o salto mesmo a partir da gestão implementada através do Agronordeste, quando Sid, como é mais conhecido, passou a analisar as possibilidades e tomar decisões que o ajudassem a inovar no seu negócio. Assim, retirou o touro de seu rebanho e passou a trabalhar somente com inseminação. Aplicou, também, novas tecnologias na criação de suas bezerras, no gerenciamento da propriedade e estabeleceu um ciclo de análise dos números, para acompanhar onde acertava e onde errava e o que poderia ser feito para melhorar.

Além dessas ações, passou a fazer o planejamento do volumoso para o verão, pesagem de leite, loteamento do rebanho e a formulação de ração por lote de vaca. Decidiu também trabalhar com linha de ordenha na hora da retirada do leite, o que ajudou a diminuir a incidência de mastite, que hoje está controlada.

Todas estas alterações impactaram no resultado final e no lucro que todo produtor precisa ter para desenvolver a propriedade. Como consequência, o produtor foi destaque na categoria Inovação do programa Agronordeste, recebendo das mãos da Diretora de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Margarete de Castro Coelho, homenagem especial como reconhecimento pelos avanços alcançados.

AGRONORDESTE

O programa Agronordeste tem por objetivo fomentar a organização das cadeias agropecuárias, vocacionadas em cada região, visando ampliar e diversificar os canais de comercialização, desenvolver o capital social local e dinamizar o ambiente econômico, através da promoção da eficiência produtiva.

A área de abrangência do Agronordeste está no semiárido e biomas do Nordeste, no sentido de ajudar os agricultores da Região a enfrentar os desafios existentes. Para isso, o Agronordeste estabeleceu suas diretrizes na competitividade das cadeias produtivas selecionadas em cada estado nordestino. Dentre estas foram destacadas:

    Apoio a produção e beneficiamento;

    Apoio à comercialização;

    Acesso à tecnologia e inovação;

    Acesso ao crédito;

    Melhoria nas políticas públicas;

    Apoio a sustentabilidade.

-