
Resultado de um trabalho construído com a participação de lideranças representativas dos setores público, privado e terceiro setor de 14 municípios foi lançado no último dia 27 de março a Agenda LIDER – Um caminho para o desenvolvimento econômico regional. A solenidade de lançamento foi realizada no Buffet e contou com a presença de diversas autoridades como o superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, a senadora Augusta Brito, o deputado estadual Oscar Rodrigues, a vice-prefeita de Sobral, Christianne Coelho e a vice-governadora e secretária estadual de Mulheres, Jade Romero.
Também estiveram presentes, os prefeitos de de Groaíras, Adail Melo, de Reriutaba, Pedro Humberto, de Uruoca, Jan Kennedy e de Varjota Elmo Monte e as articuladoras do escritório do Sebrae/CE na Região Norte, Suilany Teixera e da Unidade de Articulação Institucional e Políticas Públicas, Wilma Almeida.

A Agenda LIDER é fruto da contribuição dos participantes do Programa LIDER- Liderança para o Desenvolvimento e traz a visão de futuro destas lideranças para a região, as estratégias e iniciativas para alcançá-la, com o propósito de fomento ao desenvolvimento econômico regional. Ela contou com a participação de representantes dos municípios de Alcântaras, Cariré, Coreaú, Forquilha, Groaíras, Massapê, Meruoca, Moraújo, Reriutaba, Senador Sá, Santana do Acaraú, Sobral, Uruoca e Varjota.

A partir de agora, a Agenda passa a ser um instrumento de orientação e direcionamento na implementação de medidas efetivas e transformadoras, em um processo contínuo de mobilização e integração de lideranças e instituições, para a uma Zona Norte economicamente, culturalmente, socialmente e ambientalmente desenvolvida.
Nesse novo contexto, todas as ações e esforços se inserem com foco em um “Norte” inovador, empreendedor e sustentável, tendo como eixos estratégicos prioritários: o empreendedorismo, a sustentabilidade ambiental e a infraestrutura.
Já os macros objetivos definidos são:
-Promover iniciativas de uso eficiente da água, do solo e da energia como diferencial competitiva do setor produtivo;
-Desenvolver a mentalidade e a prática do empreendedorismo e da inovação na região;
-E manter a mentalidade e a prática do empreendedorismo r da Inovação no Norte cearense.
Plano de Ação
Para tornar isso possível, as estratégias e metas priorizadas na Agenda foram desdobradas em um Plano de Ação que contempla as iniciativas prioritárias e detalha o processo de execução através do como fazer, os envolvidos nas tarefas e o prazo de execução.
Dessa forma, o referido Plano de Ação corresponde a um capítulo à parte da Agenda e consiste num instrumento destinado a orientação do grupo de líderes na missão de execução e atualização das ações da Agenda, bem como, ao acompanhamento e apoio do Sebrae.
Portanto, mais que um documento, a Agenda de Desenvolvimento Regional da Zona Norte representa um chamado para a ação de empresas, gestão pública e organizações da sociedade da região, para que todos participem, se integrem e fortaleçam o movimento de líderes, na busca por um Norte reconhecido como uma região empreendedora, inovadora, com melhores oportunidades e qualidade de vida.
Programa LIDER
É uma iniciativa do Sebrae que tem como objetivo garantir o despertar, a articulação, a integração, o envolvimento e a corresponsabilidade de lideranças do poder público, da iniciativa privada e do terceiro setor na decisão e missão de promover transformações positivas em suas regiões. Para isso, estas lideranças são mobilizada e capacitadas para atuarem no planejamento e na articulação de ações visado o desenvolvimento econômico do território onde residem.
No Ceará, além da região Norte, também já foram lançadas Agendas de Desenvolvimento para as regiões da Ibiapaba, Cariri e dos Sertões de Crateús e Inhamuns.
-
