Com a participação de mais de 750 pessoas, caravanas de vários municípios e lideranças do Agronegócio, o Sebrae, através do Escritório Regional do Sertão Central, em parceria com a Prefeitura Municipal de Milhã, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará, Codessul e a Fazenda Graciano, realizaram o 5º Dia de Campo do Programa Milhã + Leite.
Ao longo do evento, foram realizados, simultaneamente, capacitações temáticas divididas em três tendas, que contemplaram temas como “manejo de ordenha e qualidade do leite”, “melhoramento genético e colostro”, e “criação de bezerras”. Após o rodizio dos participantes nas demais tendas, foi realizada, na tenda principal, palestra sobre a utilização do grão reidratado.
RESULTADOS
Em seguida, foram apresentados os resultados do Programa “Milhã + Leite”, iniciativa do Escritório do Sebrae no Sertão Central e da Prefeitura de Milhã, que vem contribuindo para a melhoria da produtividade e aumento dos ganhos dos produtores do município.
Segundo a avaliação, o Programa tem, em média, dobrado o faturamento das propriedades rurais atendidas, o que vem acontecendo desde o inicio do projeto, em 2017. Este ano, os bons resultados injetaram mais de R$ 14 milhões de reais na economia do município.
Durante o painel principal, além dos resultados, o analista técnico do Sebrae, Anderson Gonçalves, e o consultor Kelven Remy apresentaram, também, a metodologia utilizada e homenagearam os produtores que apresentaram os melhores desempenhos no programa, tanto em relação à produtividade quanto à qualidade do leite e custos.
Para Anderson Gonçalves a realização de um momento como o dia de campo contribui para valorizar e disseminar as boas práticas do programa Milhã + Leite, incentivando os demais produtores participantes a aplicar melhorias na gestão e invcestir na melhoria tecnológica da propriedade.
Além dos produtores rurais, estiveram presentes Alan Macedo, prefeito de Milhã e anfitrião do evento, Amilcar Silveira, presidente da FAEC, Sérgio Oliveira, superintendente do SENAR-Ceará, Bismarque Bezerra, prefeito de Piquet Carneiro, Mauricio Pinheiro, prefeito de Senador Pompeu, Ana Vládia, prefeita de Solonópole, Antonio Rodrigues Amorim, presidente da Ematerce, Leonardo Pinheiro, deputado estadual, Tatiana Machado, vice-prefeita de Milhã, Vanier Silva, superintendente do Codessul e Cleverson Carlos, articulador do Sebrae Regional Sertão Central
Milhã + Leite
Desde 2017, Sebrae/CE e Prefeitura de Milhã vêm desenvolvendo as ações do programa Milhã +Leite junto aos produtores rurais da cadeia produtiva local do leite. Segundo Cleverson Carlos, os produtores participantes vêm sendo beneficiados com capacitações e consultorias nas áreas da gestão e inovação visando o aumento da produtividade e do faturamento, redução de custo e introdução de novas tecnologias no processo produtivo.
O articulador regional do Sebrae/CE afirmou, ainda, que entre os resultados do programa está a contribuição para a geração de emprego e renda através dos agronegócios locais, impactando positivamente na economia do município. “A nossa expectativa é que o grupo de produtores atendidos pelo programa Milhã + Leite ajude a injetar na economia de Milhã aproximadamente R$ 14 milhões até dezembro deste ano, exclusivamente com a venda de leite in natura e comercialização de animais”, ressaltou.
Outro resultado direto das ações do programa, de acordo com Cleverson, tem sido a melhoria genética do rebanho local. “Com a evolução das novas tecnologias o município de Milhã está presente nos principais mercados de genética do Estado do Ceará, tendo animais com alta valorização no mercado e contribuição para a melhoria genética não só do município como de outras regiões”.
-