
O município de Saboeiro recebeu, na última sexta-feira, 22 de novembro, o Dia de Campo Rota Viva – Bovinocultura de Leite e Derivados do Centro-Sul, uma iniciativa que reuniu 40 produtores rurais em um momento de troca de conhecimentos, práticas produtivas e fortalecimento da cadeia leiteira do território.
Realizado na Fazenda do Beloni, no Sítio Cachoeira, distrito de Flamengo, o evento promoveu três estações temáticas pensadas para impulsionar a produtividade e qualificar os sistemas de produção. Entre os assuntos abordados estiveram boas práticas de ordenha, nutrição estratégica para aumento da produção de leite, além de tecnologia e genética voltadas à formação de rebanhos mais produtivos.
Fortalecimento da cadeia leiteira

Os participantes puderam vivenciar, na prática, orientações fundamentais para o aprimoramento da qualidade do leite, manejo adequado dos animais e adoção de técnicas modernas capazes de elevar a eficiência e a renda da bovinocultura familiar.O Dia de Campo reforçou a importância do alinhamento entre produtores, técnicos e instituições parceiras, gerando um ambiente de aprendizado coletivo e de estímulo à profissionalização do setor. Durante as estações, os produtores discutiram desafios, compartilharam experiências e construíram estratégias conjuntas para fortalecer a competitividade da atividade na região.

A iniciativa integrou diferentes atores do território – como técnicos, gestores e representantes institucionais – que vêm trabalhando para consolidar a bovinocultura de leite como uma das principais vocações econômicas do Centro-Sul.
O Dia de Campo Rota Viva reafirma esse compromisso, promovendo a disseminação de tecnologias acessíveis e sustentáveis, que contribuem para o desenvolvimento rural, geração de renda e fortalecimento das famílias produtoras. Com ações como esta, o Centro-Sul segue avançando na construção de um território mais inovador, produtivo e conectado às novas demandas do agronegócio.
