Três dias de muitas capacitações, orientações, inspirações, conexões e negócios. Assim foi a primeira edição conjunta do Siará Tech Summit 2025 e Feira do Empreendedor, que de 8 a 10 de outubro, levaram mais de 61 mil pessoas ao Centro de Eventos do Ceará. Superando todas as expectativas da organização, a iniciativa do Sebrae/CE, ficará na história do Ceará como o maiores eventos, simultâneos, de inovação e empreendedorismo do Norte e Nordeste.
Foram mais de 500 horas de capacitações e conteúdos gratuitos distribuídos em 28 palcos temáticos e dois palcos principais e de uma estrutura montada de 27 mil m². Os dois eventos reuniram ainda mais 530 expositores, mais de 16o caravanas de diversas regiões do estado, rodada de negócio com 100 startups e 20 investidores, oito bancos e instituições de crédito tirando dúvidas sobre as linhas disponíveis para os empreendedores, orientação sobre os programas e serviços do Sebrae e muito mais.
Para que tudo isso fosse possível, mais de 1 mil pessoas trabalharam para transformar esse grande desafio em realidade. “Foi uma grande ousadia do Sebrae realizar um evento deste porte, que pudesse ser uma representação e, ao mesmo tempo, uma celebração da importância dos pequenos negócios para a nossa economia”, destacou Joaquim Cartaxo, superintendente do Sebrae/CE.

Segundo ele, além do impacto gerado durante os três dias, a realização dos dois eventos vai gerar resultados para o cenário do empreendedorismo cearense no curto, médio e longo prazo. “São dezenas de milhares de pessoas impactadas por essa iniciativa do Sebrae/CE, que com toda certeza trará frutos significativos para o nosso estado”.
Startup Destaque

Entre os destaques da programação do último dia, esteve a entrega do Prêmio Startup Destaque 2025. Em cerimônia conduzida por Herbart Melo, gestor de Inovação do Sebrae Ceará, ao lado do superintendente Joaquim Cartaxo e do diretor de Administração e Finanças do Sebrae/CE, Reginaldo Lobo, foram anunciadas as três vencedores em uma seleção que contou com 100 startups cearenses inscritas
As startups vencedoras foram: Love Technology, em primeiro lugar, reconhecida pela solução inovadora de contratar tech; Hublocal, em segundo lugar, com uma ferramenta de assinatura e receita recorrente que insere empresas nos principais mapas da internet por meio de software próprio e Soffia, em terceiro lugar, uma plataforma completa para gestão de escalas, networking e desenvolvimento profissional na área da saúde.
As três startups vencedoras irão representar o Estado no Web Summit Lisboa, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo.
Acessibilidade

Além de fomentar negócios e inovação, os dois eventos também se destacaram pelo compromisso com a inclusão e a acessibilidade, garantindo que todas as pessoas possam viver plenamente a experiência de participar.
Desde a concepção dos espaços até a programação, a acessibilidade foi tratada como prioridade. As áreas de circulação contaram com rampas e corredores amplos, facilitando a locomoção de pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida. Próximo aos palcos principais, foram criados espaços exclusivos e reservados para pessoas com deficiência, proporcionando conforto e melhor visibilidade durante as apresentações.

As palestras e painéis também contaram com intérpretes de Libras, assegurando que o conteúdo seja acessível também ao público surdo.
O estudante Heverton Luís Araújo, de 14 anos, elogiou a estrutura do evento: “Achei muito legal. As rampas de acesso são ótimas, os corredores são amplos e não tem nenhum espaço apertado. Dá pra circular tranquilo, tudo é bem organizado. Isso faz muita diferença pra gente”, destacou.
Com ações concretas e estrutura planejada, a Feira do Empreendedor e o Siará Tech Summit 2025 mostraram que inovar também é incluir.
-