ASN CE Atualização
Compartilhe

Litoral Leste, Região Norte e Vale do Jaguaribe instalam comitês da Rede de Ecossistemas de Inovação

A criação das instâncias de governança faz parte da estratégia do Sebrae/CE de fomento e disseminação da cultura de inovação nas diversas regiões do Ceará
Por Redação
ASN CE Atualização
Compartilhe

Com o propósito de promover a interiorização da cultura de inovação, o Sebrae/CE vem apoiando a organização dos Ecossistemas de Inovação nas diversas regiões do estado. A iniciativa busca promover o fomento e a disseminação de uma cultura de inovação para o desenvolvimento socioeconômico dos territórios cearenses.

Como parte desta estratégia, foi instalado no final do ano passado o Comitê das Redes dos Ecossistemas de Inovação do Ceará, que congrega representantes de instituições públicas, privadas, da academia e da sociedade civil, com a missão de articular essas forças para criar soluções inovadoras, estimular o empreendedorismo e fortalecer as capacidades locais, transformando desafios em oportunidades de desenvolvimento.

A instância de governança, presidida pelo reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Wally Menezes, também promove o diálogo entre os diferentes elos do ecossistema com o ambiente de inovação que está sendo implantado pelo Sebrae/CE, juntamente com diversos parceiros, com a criação de Centros de Inovação em Fortaleza, Sobral, Juazeiro do Norte e Quixadá, além de centros de referências em outras cidades polos.

Comitês regionais

No Vale do Jaguaribe, o comitê tem o desafio de potencializar soluções transformadoras que contribuam com o desenvolvimento da região

Também integram a estrutura da Rede de Ecossistemas, os comitês regionais de inovação que estão sendo implantados em todo os territórios do estado. Nos últimos dias, o Sebrae contribui para a instalação dos comitês de ecossistemas nas regiões do Vale do Jaguaribe, Litoral Leste e Norte.

No Vale do Jaguaribe, região cearense reconhecido pela sua produção agrícola e pela sua relevância hídrica — com grandes projetos de irrigação que tornam possível o avanço de cadeias como fruticultura, carcinicultura e agroindústria, o comitê terá o papel estratégico de missão de conectar lideranças, integrar agendas e potencializar soluções transformadoras que contribuam com o desenvolvimento da região.

O encontro de instalação do comitê gestor contou com a participação de 39 lideranças de 09 municípios da região, representantes dos setores público, privado e da sociedade civil, consolidando um pacto pela cooperação regional e a construção de soluções inovadoras para os desafios do território.

Segundo o articulador do Sebrae/CE no Vale do Jaguaribe, Alcides Marques, esta nova etapa marca, sobretudo, o início de uma participação mais efetiva dos atores da iniciativa privada no ecossistema de inovação regional. “Um ponto importante deste momento foi a presença da Indústria de Cimento Apodi, que se destaca no cenário nacional como uma das empresas mais modernas e tecnológicas do setor de cimento”.

De acordo com Alcides, a presença da Apodi e de outras lideranças do setor empresarial reforça a visão de que o desenvolvimento territorial exige conexões sólidas entre quem produz, quem empreende, quem educa e quem governa. “É o início de um ciclo mais estruturado e alinhado com os desafios do desenvolvimento sustentável”.

Litoral Leste

O encontro reuniu representantes do poder público, setor produtivo, academia e sociedade civil do Litoral Leste

Já no Litoral Leste, a reunião de formação do Comitê da Rede dos Ecossistemas de Inovação reuniu representantes dos sete municípios que compõem o território, integrantes de instituições parceiras, empreendedores e lideranças locais em um movimento que simboliza a união de forças e propósitos em prol de um futuro mais colaborativo, conectado e inovador para a região.

A analista do Sebrae/CE, Linara Porto, com as lideres eleitos do Comitê do Litoral Leste

Também foi eleita a diretoria do comitê com a empresária Liliane Mendes, do grupo Prolimpo, como presidente, e Lucas Dorini, do Sistema Sinal de Comunicação, como secretário executivo. Ambos assumem a missão de liderar um espaço que nasce com vocação transformadora: um ambiente de conexão, inspiração e construção coletiva, voltado para fortalecer o ecossistema de inovação e gerar impacto positivo no desenvolvimento local.

Para a gestora da inovação do Sebrae/CE no Litoral Leste, a analista Linara Porto, o Comitê será um ponto de convergência entre diferentes atores — públicos, privados, acadêmicos e da sociedade civil — promovendo articulações estratégicas, projetos colaborativos e ações que potencializam talentos, ideias e soluções para os desafios do território, destaca

Ana Carla, articuladora do Sebrae/CE na região, reforça que a formação do Comitê representa mais do que uma estrutura organizacional: é o reflexo de um compromisso coletivo com o futuro, onde a inovação é ferramenta de transformação social, econômica e cultural.

Região Norte

A instalação do Comitê da Região Norte se deu na Cadeia Criativa, atual Hub de Inovação do território

A instalação do Comitê do Ecossistema de Inovação da região Norte contou com a adesão de entidades de pesquisas e inovação, instituições de ensino superior e profissionalizante, empresas e gestão pública do território.

Na oportunidade, segundo a articuladora do Sebrae/CE na região, os representantes dos municípios da região trouxeram a proposta de conectar as iniciativas já praticadas na região e de fortalecer as estratégias de fomento a políticas públicas de inovação e de iniciativas privadas.

Também foram eleitos por aclamação, o representante do Centro de Inovação Cadeia Criativa, atual hub de inovação da região, Messias Aguiar, para presidir o colegiado, juntamente com o professor universitário da UVA e militante da inovação no estado do Ceará, Heraclio Bastos, que será o secretário executivo.

Todos estes comitês passam integram a Rede de Ecossistemas de Inovação do Ceará, ajudando no diálogo entre os programas de inovação e startups e o setor produtivo tradicional do estado.