-
No dia 13 de agosto, no distrito de Flamengo, município de Saboeiro, foi realizada a primeira compra coletiva da COOAFS, cooperativa que, através da iniciativa do Territórios da Esperança, foi formalizada com um total de 52 participantes. Esse primeiro levantamento para as compras coletivas de insumos para bovinocultura de leite e corte, principal atividade da cooperativa, foi importante para iniciar o processo de coletas de propostas no mercado.
Basicamente, o objetivo da cooperativa é fortalecer a agricultura e pecuária do município, viabilizando compras coletivas, como esta realizada inicialmente, e que possibilitarão a redução de custos, o desenvolvimento de estratégias de comercialização e políticas públicas e vendas coletivas, dentre outras ações que irão alavancar, de forma sustentável, o desenvolvimento do grupo.
Na oportunidade 29 produtores que representam a bovinocultura, estiveram presentes para levantar a primeira compra coletiva e iniciar o processo de cotação de alguns dos produtos levantados como ração animal, massa de milho e farelo de soja, sendo levantado para a primeira compra 762 sacas de massa de milho (38.100 kg de massa de milho) e 495 sacas de farelo de soja (24.750 kg de farelo de soja) sendo esses os principais produtos, além de medicamentos veterinários. Esse processo irá viabilizar a redução de custos, beneficiando pequenos e médios produtores.
O município de Saboeiro é um município de potencial importância na agricultura e pecuária, se destacando em atividades como a bovinocultura de leite, através da iniciativa do “Territórios da Esperança”. Com essa ideia, os produtores de Saboeiro entraram em uma trilha de trabalho focada no Cooperativismo, além da formalização para que, juridicamente, em formato de cooperativa, seja possível o acesso às vendas públicas e isenções fiscais, possibilitando a competitividade comercial na atividade agropecuária.