ASN CE
Compartilhe

Empreendedores da Ibiapaba ainda colhem os frutos da participação no Festival MI

Durante o evento, que este ano chegou a sua 20ª edição, houve um espaço especial dedicado à comercialização de produtos locais dos segmentos da Economia Criativa
Por Redação
ASN CE
Compartilhe

O Festival Mi – Música na Ibiapaba, que este ano chegou a sua 20ª edição, é um marco no fomento à cultura e à criatividade da região. Realizado de 20 a 26 de julho, o evento reuniu artistas, estudantes, empreendedores, turistas e um grande público interessado em apreciar esta verdadeira celebração musical, que promoveu a mistura de diferentes gêneros que vão do jazz à música tradicional nordestina, passando por hip hop, rock, carimbó, guitarrada e poesia.

Mas o evento, realizado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult) e do Hub Cultural Porto Dragão, em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), Secretaria da Educação do Estado (Seduc), Prefeitura de Viçosa do Ceará, Sebrae/CE (SescCE), não se resumiu apenas às atrações artísticas. O Festival também foi um importante espaço de fomento da Economia Criativa da região.

Com o apoio do Sebrae/CE, empreendedores locais dos segmentos de alimentação fora do lar e do artesanato tiveram a oportunidade de apresentar ao público que visitou o evento ao longo de uma semana um pouco da produção artística e gastronômica da Ibiapaba.

Entre os expositores, estavam trabalhos autorais como os de Grant Mont, Katiane Ateliê, Emanuel Art’s Visuais, Fios do Céu, coletivo Ururray, a cerâmica tradicional da TOPE e o artesanato do CRAS Criativo. Já entre as delícias que o público teve a oportunidade de desfrutar no MI estavam os waffles da Candy House, os drinques artesanais do Golden Blue Gin e os petiscos do Cafofo’s Pub, Blisq, Maribel Doces e Salgados, Maria de Jesus e o Arrumadinho da Naza.

Para a analista do Sebrae Regional Ibiapaba, Márcia Caroline, a participação dos empreendedores no Festival foi um momento importante para o crescimento e a consolidação dos negócios criativos da região. “Além de mostrar a cultura da Ibiapaba, o MI apresentou também a qualidade e a diversidade do empreendedorismo local”.

Já para os participantes, segundo ela, os resultados foram além das vendas alcançadas durante os sete dias de evento. “Temos certeza de que estes empreendedores ainda continuam a colher os frutos dessa participação, tanto pela grande divulgação de seus negócios durante o MI, como também por todo o trabalho de preparação realizado antes da feira, que representou um ganho na melhoria da competitividade destas empresas”.

Segundo Márcia, este apoio do Sebrae/CE é mais uma prova do compromisso da instituição com o fortalecimento dos pequenos negócios do território. “Essa é mais uma ação que se soma às outras realizadas na região visando apoiar o desenvolvimento dos pequenos negócios da Ibiapaba, para que eles continuem a crescer, gerando emprego e renda no próprio território”.