
Muito além das bancas de frutas, especiarias, carnes e artesanato, os mercados públicos do Ceará guardam uma história que muitas vezes se confunde com a própria formação urbana e cultural dos municípios. São espaços de tradição e convivência entre moradores, turistas e pequenos empreendedores. Preservar essa alma popular e, ao mesmo tempo, impulsionar a competitividade e a sustentabilidade desses territórios é o que move o programa Vende Mais Mercado, iniciativa do Sebrae Ceará que une história, inovação e estratégia para fortalecer o comércio popular em todo o Estado.
Lançado oficialmente na última semana, o programa é voltado à qualificação dos permissionários que atuam nos mercados públicos municipais, com foco na melhoria da experiência de compra, no fortalecimento dos pequenos negócios e na transformação dos mercados em espaços mais atrativos, acessíveis e integrados à dinâmica econômica e cultural das cidades.

“O Vende Mais Mercado vai além da reestruturação física dos mercados. Nós trabalhamos o comportamento empreendedor, a abordagem comercial, o posicionamento de produtos, a ambientação dos espaços e a valorização da identidade regional. É uma iniciativa pensada para tornar os mercados públicos ambientes mais acolhedores, organizados e preparados para atender moradores e turistas”, explica Sílvio Moreira, articulador da Unidade de Competitividade do Sebrae/CE.
Já para o diretor técnico do Sebrae/CE, Alci Porto, “A revitalização do mercado público de Tauá marca uma importante atuação do Sebrae/CE a partir da iniciativa “Vende mais mercado”, trabalhada junto aos permissionários ! Parabéns aos articuladores dos escritórios de Crateús, Luís Gonçalves, que iniciou esse trabalho e à Gina Sena, articuladora do Escritório do Sebrae/CE nos Inhamuns, pela continuidade e ótimos resultados. Por tudo isso, essa ação será incluída no Programa Cidade Empreendedora !”

O programa “Vende mais Mercado” atua em parceria com as prefeituras municipais para reposicionar os mercados públicos como verdadeiros polos de desenvolvimento. A atuação se dá por meio de capacitações em gestão, atendimento ao cliente, boas práticas sanitárias, marketing, design de ambientação, comunicação visual e valorização de produtos e saberes locais. A proposta também inclui a articulação de programações culturais e o incentivo à oferta de produtos típicos como gastronomia regional e artesanato.
Um dos exemplos mais recentes do impacto desse programa é a revitalização do Mercado Público José Fernandes Castelo e do Centro de Negócios de Tauá, no Sertão dos Inhamuns. Em um projeto realizado em conjunto com a Prefeitura Municipal, o Sebrae Ceará teve papel essencial na qualificação dos empreendedores locais, promovendo oficinas e consultorias voltadas à estruturação dos negócios com foco no atendimento de qualidade e na promoção dos produtos da região.
A estratégia de atuação considera que muitos mercados públicos cearenses apresentam alto potencial turístico e cultural, o que pode ser explorado de forma planejada para atrair mais visitantes e movimentar a economia urbana.
“Identificamos que alguns mercados têm forte potencial turístico, então trabalhamos a melhoria do atendimento, a diversificação de produtos, a forma mais atrativa de expor os itens e a valorização da cultura local. É um processo que respeita as raízes e, ao mesmo tempo, projeta esses espaços para o futuro”, reforça Sílvio Moreira.
O “Vende Mais Mercado” integra uma estratégia maior da instituição voltada à promoção do desenvolvimento territorial sustentável, à valorização dos produtos e saberes regionais e ao fortalecimento da identidade empreendedora dos municípios cearenses.
Com presença nos territórios, escuta ativa, articulação com o poder público e soluções personalizadas, o Sebrae/CE reafirma seu papel como parceiro estratégico do desenvolvimento local. E ao transformar os mercados públicos, ajuda a transformar também a relação das pessoas com a cidade, com a cultura e com o próprio ato de empreender.