ASN CE Atualização
Compartilhe

Orós promove reunião para estruturar o setor cultural da Rota das Tradições

O encontro marcou o reconhecimento da importância da Cultura para a consolidação e sucesso de uma Rota turística, como é o caso da Rota das Tradições
Por Redação
ASN CE Atualização
Compartilhe

A secretaria de Cultura de Orós promoveu um encontro com a área cultural dos municípios do Centro Sul, e a participação do Escritório Regional do Sebrae/CE, além de representante da Secretaria de Cultura do Estado e das cidades de Acopiara, Iguatu, Cariús, Icó e Lavras da Mangabeira para discutir como o roteiro pode impulsionar a economia criativa do território. A ideia é que os artistas locais e os organismos culturais saibam como podem acessar mecanismos já existentes, inclusive a nível federal, como a Lei Roanet e Paulo Gustavo, para se beneficiarem desses incentivos.

-É preciso que os artistas comecem a se conscientizar e a se perceberem como um negócio para se beneficiar das legislações já existentes”, explica Neyla Primo, articuladora do Sebrae/CE na Região Centro Sul. E nos estamos aqui para ajudar essas gestões, inclusive as que foram empossadas agora, sobre os caminhos a serem percorridos e, inclusive, como desenvolver projetos como a realização de circuitos gastronômicos, festivais culturais e eventos da área criativa. Afinal, é importante que todos saibam a importância da Cultura para a consolidação e sucesso de uma Rota turística, como é o caso da Rota das Tradições”, enfatiza.

ROTA DAS TRADIÇÕES

-

Estruturada com o objetivo de promover o turismo sustentável e fortalecer a identidade regional do Centro Sul cearense, a Rota das Tradições é fruto da parceria entre Sebrae/CE, empreendedores, lideranças e o poder público da Região e reúne os atrativos e equipamentos turísticos dos municípios de Icó, Iguatu, Jucás e Orós. O novo roteiro pretende atrair turistas e moradores para interagir e conhecer a cultura e os pontos turísticos locais.

A rota é uma experiência que combina paisagens deslumbrantes com a riqueza cultural da região, oferecendo aos turistas a oportunidade de vivenciar de perto as tradições locais, conhecer as comunidades e apreciar a cultura que se entrelaça com a natureza exuberante.

A Rota das Tradições também promove o turismo criativo, permitindo que os visitantes se conectem com aspectos culturais antigos e representativos, como as manifestações culturais, a culinária local e o artesanato. A iniciativa busca fortalecer a identidade cultural da região, valorizando seu patrimônio histórico e cultural.

-