ASN CE
Compartilhe

Rota das Emoções é escolhida para projeto piloto de OTA territorial da Embratur e Sebrae

A iniciativa visa ampliar a presença digital dos empreendimentos locais, permitindo que eles comercializem seus produtos e serviços em uma plataforma pensada para o destino
Por Redação
ASN CE
Compartilhe

A Rota das Emoções acaba de alcançar um novo marco em sua trajetória de fortalecimento como destino turístico estratégico do Brasil. No último dia 24 de junho, na Vila de Jericoacoara, foi realizada a apresentação oficial do projeto de OTA (Online Travel Agency) territorial, desenvolvido pela Embratur, por meio do EmbraturLAB, em parceria com o Sebrae.

A Rota interestadual, apoiada pelo Sebrae, foi uma das primeiras regiões turísticas do país a ser selecionada para implementar uma OTA própria, construída com base nas especificidades e na identidade do território. A iniciativa visa ampliar a presença digital dos empreendimentos locais, permitindo que agências, hospedagens, passeios e outros serviços turísticos comercializem seus produtos diretamente ao consumidor final – nacional e internacional – em uma plataforma pensada para o destino.

Para o gestor estadual do projeto Rota das Emoções no Sebrae/CE, Ryan Aleff, essa conquista só foi possível graças à atuação estratégica e coordenada da Instância de Governança Regional (IGR) da Rota das Emoções, que vem atuando de forma contínua na organização do trade, alinhamento institucional e promoção de uma gestão participativa e integrada do turismo. “A estruturação da IGR tem sido fundamental para garantir a articulação entre os setores público e privado, condição essencial para a adesão ao projeto e para o sucesso da OTA”, destaca.

Segundo ele, a implementação da OTA representa um salto significativo rumo à transformação digital do turismo regional, promovendo autonomia, visibilidade e novas oportunidades de negócio para pequenos e médios empreendedores. “Esse reconhecimento reforça o papel da Rota das Emoções como referência nacional em turismo de natureza, experiência e sustentabilidade, sendo agora também vitrine de inovação”.

Ryan aponta ainda que, com o apoio técnico da Embratur e do Sebrae, a expectativa é que a implantação dessa ferramenta contribua para o fortalecimento da economia local, diversificação da oferta turística e consolidação do território como destino inteligente e conectado com as demandas do mercado contemporâneo.