ASN CE Atualização
Compartilhe

Sebrae/CE e IFCE se unem para comemorar o IV Dia Nacional do Café do Maciço de Baturité

O evento, que será realizado de 27 a 30 de maio, foi pensado para fortalecer a identidade cafeeira da região e fomentar o desenvolvimento econômico sustentável. 
Por Redação
ASN CE Atualização
Compartilhe

-

Promovido pelo IFCE e Sebrae/CE, o IV Dia Nacional do Café no Maciço de Baturité será um evento presencial e gratuito que reunirá cafeicultores, pesquisadores, profissionais da gastronomia, agronomia, ciência de alimentos e estudantes de todo o Brasil para discutir o tema “Cenário da Cafeicultura e as Tendências do Mercado”, no período de 27 a 30 de maio de 2025 , no Campus do IFCE na cidade de Baturité.

O Sebrae/CE tem trabalhado no Ceará, especificamente na região do Maciço de Baturité, para promover o desenvolvimento sustentável da cafeicultura e do turismo, integrando-os ao agronegócio e à economia criativa, desde 2013. Essa iniciativa, visa fortalecer a produção de café de sombra e promover a região como um destino turístico atraente, com foco em práticas sustentáveis e na preservação ambiental.

Café Baturité

O Maciço de Baturité no Ceará é uma região que abriga uma área de proteção ambiental, abrangendo 32.690 hectares. Um verdadeiro cinturão verde que encobre a serra de Baturité, de uma fauna e flora exuberantes, pauta para pesquisadores e amantes da natureza e morada nobre do Café de Sombra que há décadas contribui para preservação ambiental da Serra.

É um cenário interiorano que interliga os caminhos da Rota Verde do Café, onde por todo canto, encontramos o Café Sombreado – cultivado literalmente à sombra da mata – protegido, assim, dos raios intensos do Sol e fazendo com que o solo permaneça rico em nutrientes, adubado com a própria palha do café e umedecido pelas folhas das árvores, principalmente das ingazeiras.

Essa forma de cultivo vem tornando os cafezais produtivos e livre de produtos químicos. É um Café puro, 100% arábica, colhido pelo pequeno agricultor de forma tradicional e artesanal dentro de um sistema sustentável capaz de gerar, ao mesmo tempo, preservação ambiental, emprego e renda, manter às tradições e o patrimônio cultural vivos na narrativa dos antigos proprietários, nas casas igualmente centenárias, no café coado, no jeito de ser dessa gente do interior, cheia de sabedoria e poesia.

Nesta quarta edição, o evento tem como tema central “Cenário da Cafeicultura e as Tendências do Mercado”, onde abordaremos as principais mudanças que estão redefinindo a produção, o processamento e a comercialização do café, desde a adoção de práticas sustentáveis até o impacto das novas tecnologias na agricultura.

O evento terá cursos, exposição de trabalhos de pesquisas, oficinas, visitas a fazendas, palestras sobre mercado e sustentabilidade, e feira com cafés regionais, integrando produtores, pesquisadores e estudantes em atividades práticas e debates sobre inovações na cafeicultura. um evento que promete conectar passado, presente e futuro da cafeicultura regional por meio de conhecimento, inovação e vivências práticas.

O evento traz uma programação rica e diversificada, voltada para produtores, estudantes, empresários e amantes do café. Serão palestras, workshops, oficinas práticas, exposição de trabalhos acadêmicos, missão técnica, feirinha de artesanato e produtos regionais — tudo pensado para fortalecer a identidade cafeeira do Maciço de Baturité e fomentar o desenvolvimento econômico sustentável. As oficinas acontecerão simultaneamente em três locais estratégicos: IFCE Campus Baturité, IFCE Campus Guaramiranga e o Centro de Referência do Café, proporcionando uma experiência ampliada e descentralizada para os participantes.

-