ASN CE Atualização
Compartilhe

Sebrae/CE reúne empreendedores da Etapa Compartilhar do Programa ALI Produtividade – RMF

Há 16 anos o ALI vem ajudando a criar negócios mais fortes e lucrativos!
Por Redação
ASN CE Atualização
Compartilhe
Germano Parente Bluhm, gestor estadual do Programa ALI, Ana Virgínia Milhomen, coordenadora do programa em Fortaleza e os ALI´s – George Salomao de Castro Milem, Karoline Escossio Alves, Maria Laurinda Barros Cavalcante, Lira de Oliveira Alves e Marcília Honorato da Silva Peixoto.

Tendo a frente Germano Parente Bluhm, gestor estadual do Programa ALI e Ana Virgínia Milhomen, que coordena o Programa na Região Metropolitana, foi realizada na última terça-feira, na sede do Sebrae/CE, uma noite programada especialmente para a troca de experiências e celebração dos avanços conquistados pelo Programa na RMF.

O evento reuniu os cinco agentes da Região e as empresas participantes do ciclo 2025.1, em um ambiente onde se observou o espírito de colaboração junto a uma programação que teve como ponto alto uma  palestra sobre gestão financeira e momentos valiosos de networking entre empresários, marcando mais um passo na jornada da produtividade e inovação que vem conquistando e transformando os negócios de cada um.

Os ALI´s-Agentes locais de Inovação, que circularam entusiasmados em meio aos empreendedores, (George Salomão de Castro Milem, Karoline Escossio Alves, Maria Laurinda Barros Cavalcante, Lira de Oliveira Alves, Marcília Honorato da Silva Peixoto) integram a turma de 20 que foram treinados pelo Sebrae/CE, junto  com mais dois orientadores acadêmicos e de extensão, que estão atuando no atendimento e apoio aos empreendedores nos setores de Comércio, Indústria e Serviços das Regiões do Baixo Jaguaribe, Norte, Centro Sul, Sertão Central, Inhamuns e Sertões de Crateús, Ibiapaba, Litoral Leste, Oeste, Cariri, Maciço de Baturité, Fortaleza e Região Metropolitana.

O QUE FAZEM OS ALI´s?

O Programa Agentes Locais de Inovação é uma iniciativa do Sebrae que visa disponibilizar assessoria especializada para o desenvolvimento de produtos e processos para as  Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado.

Os participantes do ALI são bolsistas, pesquisadores com formação superior que vão disseminar a cultura empreendedora através de uma jornada de inovação pelo território cearense.

Cada ciclo terá duração de seis meses e para chegar até aqui eles foram selecionados através de Processo Seletivo. Assim, a especialidade do grupo é fomentar o sucesso; estimular a educação empreendedora; desenvolver o potencial econômico-social e ajudar, também, na inovação de arranjos locais, produtos, serviços e processos, incluindo sustentabilidade e tecnologia.

PRODUTIVIDADE E INOVAÇÃO

José Batista

Na Região Metropolitana de Fortaleza, os cinco ALI´s estão atendendo a 125 empreendimentos. E, nas conversas que tiveram neste encontro no Sebrae/CE, os empreendedores presentes elogiaram o que já puderam constatar no aumento das vendas e do número de clientes em seus negócios.

Seu José Batista, por exemplo, que trabalha com PVC, testemunha um crescimento de 8% só com as intervenções iniciais do Programa. “E não tem nem dois meses que estamos trabalhando juntos”, conta

A Kakau, empresa que produz  sobremesas como Palha e Brownie, chegou a montar um estande na entrada do Salão do Sebrae/CE para reforçar a sua marca.

-

Dono de uma imobiliária, Luis chegou ao ALI Produtividade graças à indicação de um amigo que conhecia o programa e está feliz com os resultados alcançados em tão pouco tempo.

O ALI Produtividade é um projeto do Sebrae que visa auxiliar micro empresas e pequenas empresas a aumentarem sua produtividade por meio da implementação de soluções inovadoras em seus processos, produtos e serviços.

A grande vantagem do ALI Produtividade é porque é uma chance rara do empreendedor ser  orientado por pesquisadores bolsistas especializados no fortalecimento dos seus negócios e encontre soluções para se destacar da concorrência com o aumento da produtividade.

-

Elzamar e Mazé confirmaram os primeiros resultados na empresa de autopeças que as duas tocam juntas.

-

Donos de um pet shop no bairro João XXIII, João Paulo e a mulher garantem que o negócio já dá sinais de avanço e melhor desempenho.

DIVERSIDADE

Durante o encontro os próprios  ALI´s se revezaram entrevistando os empreendedores. O Artur foi um deles

Dono de uma clínica especializada em terapias infantis, Artur ressalta que com o ALI conseguiu, em pouco tempo, reduzir o número de consultas marcadas e cujos clientes não compareciam ” Já conseguimos esse avanço, que antes era um problema para a empresa”, conta.

-

Duas irmãs estão tendo sucesso  investindo na nova tendência do mercado que é o de sobremesas sem glutém nem lactose.

-

Elas conseguiram chegar a uma fórmula própria, desenvolvida por elas mesmas e que se aproxima muito do chocolate com o gosto tradicional.

-

Com a equipe do Ali Produtividade atuando na empresa “Nato Confeitaria”, a intenção é expandir a atuação no mercado.

-

Os alimentos e doces sem glúten são indicados para as pessoas que sofrem com doença celíaca, intolerância ao glúten ou sensibilidade ao glúten não celíaca, para evitar as dores e os desconfortos abdominais.

-

Ou para quem quer, simplesmente, uma alimentação mais saudável.

-

-

Como se pode ver, o ALI Competitividade tem condições de atender a vários segmentos de negócios

O casal Gorgiane e Savio Santos, que tem uma empresa de material de construção, de tão feliz com os resultados iniciais já quer se inscrever em um curso de Marketing para alavancar o negócio.

-

Dona de um salão de beleza e barbearia, Graziele Martins explica que o ALI está fazendo uma verdadeira revolução na empresa, a começar pela reestruturação dos estoques  e revisão dos procedimentos o que vêm ajudando a acabar com o desperdício.

-

Confiante na qualidade do seu produto, Bruna Braga chegou ao encontro com os demais integrantes do programa ALI Produtividade com suas empadas e outras delícias caprichosamente arrumadas em caixas  e embalagens personalizadas.

Há 16 anos o ALI vem  ajudando a criar negócios mais fortes e lucrativos!

Desde 2008, O programa tem  mais de 8 mil bolsas ofertadas e 300 mil pequenos negócios acompanhados de perto por esses especialistas treinados exclusivamente para esta finalidade.

O programa oferece acompanhamento 100% subsidiado e personalizado de um Agente Local de Inovação (ALI) por um período de até 6 meses.

Se você é dono de uma micro ou pequena empresa nos setores da Indústria, Comércio ou Serviços, e quer inovar nos produtos, serviços e processos de forma sustentável e tecnológica, o Programa ALI é para você.

MAIS INFORMAÇÕES

Durante o encontro, a coordenadora do ALI Produtividde da Região Metropolitana de Fortaleza, Ana Virgínia apresentou aos empreendedores outro produtodo Sebrae/CE que vem fazendo a diferença dentre os negócios com foco no mercado: O Selo de Qualidade Empresarial do Sebrae.

-