Com o objetivo de fortalecer o relacionamento entre a Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional e as Unidades regionais do Sistema Sebrae, estiveram em visita a Fortaleza as embaixadoras Denise Marques e Renata Cândida que, além de aproveitarem a oportunidade para compreender as demandas, desafios específicos, projetos, ações e a estrutura local da equipe que toca as iniciativas estaduais, tem como foco, também, construir, em conjunto, um plano estruturado que garanta soluções personalizadas e estratégicas para a competitividade dos pequenos negócios atendidos pelo Sebrae no Estado. A visita ao Ceará é a primeira iniciativa de uma agenda presencial que a Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional está implementando com a criação do “Projeto Embaixadoras”, que visa escutar as equipes responsáveis pelas ações de competitividade regionais, para entender como elas podem contribuir, efetivamente, com os resultados estaduais.
A ideia é fortalecer a conexão entre a unidade Nacional e os interlocutores nas unidades federativas, apoiando, diretamente, estas gerências e/ou pontos focais na superação de desafios e no avanço das estratégias de competitividade.
Como unidade estadual, segundo o articulador da competitividade no Estado, Silvio Moreira, o papel do Ceará ao receber essa missão é facilitar os acessos, articular soluções e apoiar estratégias, conforme as necessidades da unidade interlocutora, o que deve acontecer em cada estado da federação.
Aqui, no Ceará, a comitiva das embaixadoras visitou as iniciativas locais nos dias 15 e 16 de abril. Foram dois dias em que elas conheceram de perto, o Mercado Alimenta, na parte de Agroecologia; o Kuya- Centro de Design do Ceará, criado com o objetivo de valorizar a cultura do design feito no Ceará- Equipamento cultural da Secult CE gerido em parceria com o Instituto Mirante; e a Catarina Mina que desenvolveu junto com artesãos e designers cearenses, o projeto Travessias Artesanais na Casa Cor, que uniu a riqueza cultural do artesanato cearense com a criatividade de designers reconhecidos no mercado, numa, iniciativa do Sebrae/CE e da empresa cearense Catarina Mina.
A visita foi encerrada pelo tradicional restaurante “Cantinho do frango”, uma das referências gastronômicas da cidade e que é um dos mais antigos estabelecimentos a aderir ao Selo de Qualidade Empresarial, um dos programas de maior sucesso do Sebrae/CE e que, mesmo tenho sido criado no Ceará, já alcança vários estados nordestinos, pela forma como tem contribuído para melhorar a qualidade e, consequentemente, o faturamento desses estabelecimentos. Para Sílvio Moreira, articulador da Unidade de Competitividade do Sebrae/CE, a visita das embaixadoras foi fundamental para que a equipe do Sebrae Nacional possa ter a dimensão da atuação do Sebrae/CE na ponta, tratando com o empresário e ao colher os resultados positivos da atuação junto aos pequenos negócios.
A Unidade de Competitividade (UCOMP) do Sebrae tem como objetivo aumentar produtividade, sustentabilidade e participação dos pequenos negócios no mercado, atuando de forma setorial nos territórios, considera os negócios de diversos setores e segmentos, como comércio, serviços, agricultura e indústria e foca em elevar a competitividade e produtividade dos pequenos negócios.