O Estado do Ceará acaba de ganhar mais uma rota turística: é a Rota das Tradições do Centro Sul. A iniciativa, que valoriza o turismo e a cultura regional, já aglutina em torno do objetivo de conectar histórias, sabores e tradições.
Projeto que busca promover o turismo sustentável e reforçar a identidade cultural da região Centro Sul do Ceará, ele foi desenvolvido através de uma parceria entre o Escritório do Sebrae – CE na Região, empreendedores locais, lideranças comunitárias e gestores públicos. A iniciativa reúne os principais atrativos turísticos e culturais das cidades de Icó, Iguatu, Jucás e Orós.
O evento realizado no dia 05/12, teve uma programação especial com a apresentação de detalhes do roteiro turístico das quatro cidades, do portal da Rota das Tradições- desenvolvido em parceria com a empresa júnior da URCA, a EJICEC, reunindo as empresas participantes do projeto-, além de folder, a apresentação das riquezas gastronômicas descritas em cordel e, com tudo isso, consolidar o objetivo de atrair visitantes interessados na riqueza cultural e em explorar os pontos turísticos da região.
Na solenidade, o MasterChef Leo Giglio ministrará uma palestra intitulada “Estratégias e Inovação para o Segmento de Gastronomia: Sabores do Futuro”, abordando inovação, sustentabilidade e estratégias de sucesso no setor.
Agora, lançada oficialmente, a nova rota incentiva novas perspectivas para o desenvolvimento turístico local, onde cada município tem atrativos únicos e riquezas, sabores e experiências exclusivas. Perfeitos para quem gosta de novas culturas e de municípios que preservem memórias e trajetórias próprias. Os destaques são a riqueza do artesanato, da culinária local, das tradições populares e dos saberes ancestrais.
Iguatu
Orós
Jucás
Os destaques são a riqueza do artesanato, da culinária local, das tradições populares e dos saberes e fazares ancestrais. Segundo Neyla Primo, articuladora do Sebrae – CE para a região Centro Sul, o lançamento da Rota das Tradições representa o resultado de anos de planejamento e colaboração. “Antes de chegarmos a este lançamento passamos por um longo processo de construção coletiva, que envolveu estudos, seminários, missões técnicas, benchmarking, construção de processos de gestão e governança, entre outras atividades. Tudo isso, para que o novo roteiro expressasse a identidade da região”, comentou.