ASN CE
Compartilhe

Itapipoca recebe o lançamento da Agenda LIDER da região Oeste

Esta é a 10ª Agenda de Desenvolvimento Territorial lançada no Ceará a partir das ações do programa Lideranças para o Desenvolvimento Regional
Por Redação
ASN CE
Compartilhe

O litoral Oeste concentra algumas das praias mais bonitas do Estado.

-

Pensado com a missão de estimular a conexão e a transformação regional, a partir do desenvolvimento sustentável das suas riquezas e buscando a prosperidade para os seus habitantes, o Sebrae/CE realiza nesta terça-feira, 03/12, no seu Escritório Regional em Itapipoca, o lançamento da Agenda de Desenvolvimento Territorial da Região Oeste. A Agenda LIDER, que é a décima lançada no estado do Ceará, é o resultado concreto do Programa LIDER- Lideranças para o Desenvolvimento Regional e condensa o trabalho coletivo realizado a partir de reuniões e discussões que mapearam os anseios dos representantes do setor produtivo e empresarial, do poder público e da sociedade civil organizada que, ao longo de aproximadamente um ano e meio, estabeleceram um consenso sobre estratégias e metas reunidas para o impulsionamento do desenvolvimento regional.

Além de identificar as necessidades da região, os participantes são incentivados a assumir, eles próprios, o protagonismo dessa transformação, buscando parcerias com instituições públicas e privadas, para criar soluções personalizadas e promover o entrelaçamento das necessidades locais com as políticas públicas municipais e os programas de apoio estaduais e nacionais.

O objetivo é criar um ambiente propício ao crescimento dos pequenos negócios, bem como possibilitar o acesso a ferramentas que contribuam para o aumento da competitividade, inovação e sustentabilidade com foco no desenvolvimento econômico e social da Região Oeste do Ceará.

O recorte territorial do programa abrange inicialmente os municípios de Itapipoca, Bela Cruz, Acaraú, Itarema, Amontada, Miraíma, Trairí, Paraipaba, Tururu, Uruburetama, Umirim e Itapajé. Após o lançamento da agenda, outras lideranças serão convidadas a participar desse movimento estratégico para o fortalecimento territorial.

Região Oeste

A Região Oeste representa 5,89% da população cearense, ocupa 5,48% da área total do Estado e emerge como uma região de múltiplas potencialidades. Seu equilíbrio entre urbanização e atividades rurais, aliado à sua diversidade demográfica, não apenas a diferencia do restante do estado, mas também a torna um exemplo de desenvolvimento equilibrado e sustentável.

Em contrapartida ao cenário estadual, onde a urbanização atinge 75,1% da população, na Região Oeste essa taxa é de 51,2%, refletindo uma significativa manutenção da atividade rural, que de maneira geral, se mostra produtiva e atrativa para seus habitantes. A agricultura e outras atividades do campo continuam a ser fontes de renda relevantes, incentivando a permanência dos moradores em suas comunidades.

A densidade populacional na região é de aproximadamente 63,5 habitantes por km², destacando-se municípios como Uruburetama, com uma densidade de 187,6 hab/km², em contraste com Miraíma, que possui apenas 20,3 hab/km². Esse contexto favorece a mobilidade urbana e contribui para um padrão de vida mais sustentável e aprazível. Na agenda a ser lançada, é possível conhecer as iniciativas que vão garantir o desenvolvimento das áreas priorizadas pelos moradores da Região.

-