ASN CE Atualização
Compartilhe

A produção de mel de aroeira estimula o protagonismo feminino nos Inhamuns

O mel da aroeira tem características sensoriais únicas, e destaque na hora da comercialização até para outros países.
Por Redação
ASN CE Atualização
Compartilhe

Atividade que sempre foi realizada em consórcio com outras culturas, a produção de mel de aroeira nos Inhamuns sempre focou no estímulo ao empreendedorismo cooperativismo e inclusão produtiva, possibilitando que os produtores trabalhem em conjunto, ganhem escala e possam comercializar, a sua produção, com outras localidades.

Além de colaborar para a preservação do meio ambiente, porque a floração que dá origem ao mel da aroeira só é produzida a partir de árvores nativas como a aroeira, o ipê, o juazeiro, o sabiá e o angico que fornecem a matéria-prima para a produção do mel abelha de Aroeira dos Inhamuns, a atividade apícola regional tem a vantagem de permitir a expansão de outras fontes de renda como o cultivo de fruteiras e hortaliças e a criação de animais – ovinos e caprinos, porque a produção do mel de Aroeira atrapalha a divisão do tempo com outras culturas.

Protagonismo feminino

Uma outra constatação interessante é que a cadeia da apicultura e da meliponicultora têm sido altamente inclusivas, apoiando o protagonismo feminino no desempenho da atividade. Diversas comunidades lideradas por mulheres têm envolvimento no desenvolvimento desse setor produtivo. É uma cadeia que também envolve o componente da sustentabilidade, devido à polinização, que é feita pelas abelhas nos diversos biomas .

O mel de aroeira dos Inhamuns é produzido por abelhas africanizadas (Apis mellifera), a partir do néctar das flores de aroeira e do melato, uma secreção produzida por pequenos pulgões (Tainaires myracrodruon), que habitam e sugam a seiva das árvores. É encontrado especialmente nos ecossistemas de Matas Secas entre a Caatinga e a Mata Atlântica. Um alimento de características sensoriais únicas, propriedades medicinais e funcionais. e que tem destaque na hora da comercialização até com outros países.