ASN CE Atualização
Compartilhe

Sebrae/CE e Mercado AlimentaCE entregam certificados de reconhecimento a permissionários da Estação das Artes

Os empreendedores participaram de capacitações e consultorias para atendimento aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU
Por Redação
ASN CE Atualização
Compartilhe

Representantes de sete estabelecimentos de alimentação que atuam como permissionários no Complexo Cultural Estação das Artes receberam neste domingo (20) o reconhecimento pela realização de ações visando atender aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A iniciativa é fruto da parceria entre Sebrae/CE e Mercado AlimentaCE, equipamento do Complexo Cultural Estação das Artes, espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), com gestão em parceria com o Instituto Mirante.

A entrega da certificação de reconhecimento aos empreendedores contou com a presença do superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, do articulador da Unidade de Competitividade, Silvio Moreira, da analista técnica, Evelyne Tabosa e da diretora do Mercado AlimentaCE, Marina Araujo.

Os sete empreendedores participaram de ações de capacitação, orientação e consultoria visando a implementação de práticas gerenciais e operacionais capazes de contribuir com ODS, que integram Agenda 2030 estabelecida pela ONU com o objetivo de acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

Guia para os pequenos negócios

Silvio Moreira, articulador do Sebrae/CE

De acordo com Silvio Moreira, a ação em parceria com o Mercado Alimenta/CE é uma continuidade do trabalho iniciado a partir do lançamento da publicação “Sustentabilidade para os Pequenos Negócios – Estratégias de Implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para o segmento de Turismo”.

Escrito a oito mãos pelos analistas do Sebrae/CE, Carlos Viana, Herbart Melo, Alice Mesquita e pelo CEO da Avalie Consultoria em Sustentabilidade, Rafael da Silva Rocha, o livro é um guia para orientar os pequenos negócios do turismo na implantação de ações que possam trazer sustentabilidade ambiental, social, econômica e de governança para as empresas.

“A partir da experiência trazida pelo guia, temos buscado estimular que os pequenos negócios possam conhecer mais sobre os ODS e, ao mesmo tempo, receberem orientações para implementar ações que contribuam para esta agenda tão importante para a construção de um mundo mais justo, sustentável e solidário”, destaca Silvio.

Festival pratinho

Segundo ele, a parceria com o Mercado AlimentaCE foi iniciada durante os preparativos para o 2º Festival do Pratinho, realizado em julho na Estação das Artes. “Naquela oportunidade, participamos de uma ação piloto por meio da realização de uma consultoria de sustentabilidade para os restaurantes permissionários do Mercado AlimentaCE e expositores, visando ajudar na implementação de um sistema de coleta, separação, tratamento e destinação adequada dos resíduos”.

Além do Sebrae /CE, a ação contou também com a parceria da empresa Transforme Serviços Verdes, a Associação de Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis do Moura Brasil e a Rede dos de Catadores e Catadoras de Resíduos Sólidos Recicláveis do Estado do Ceará.

Sobre o Mercado AlimentaCE

O Mercado AlimentaCE é um espaço para vivenciar o Ceará de Comer. Um dos equipamentos públicos que integram o Complexo Cultural Estação das Artes, em Fortaleza, é um lugar para experimentar, aprender sobre e adquirir alimentos cearenses de qualidade, que contam histórias e trajetórias de toda a cadeia produtiva local. Tem como diretriz ser um polo de referência gastronômica no país e salvaguardar a gastronomia e cultura alimentar cearense, com sua diversidade e origem.

ODS

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

Os 17 ODS são:

1 – Erradicação da Pobreza

2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável

3 – Saúde e Bem-estar

4 – Educação de Qualidade

5 – Igualdade de Gênero

6 – Água Potável e Saneamento

7 – Energia Limpa e Acessível

8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico

9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura

10 – Redução das Desigualdades

11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis

12 – Consumo e Produção Responsáveis

13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima

14 – Vida na Água

15 – Vida Terrestre

16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes

17 – Parcerias e Meios de Implementação

Mais informações sobre os ODS e Agenda 2030: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs