ASN CE
Compartilhe

Rodada do BNDES Mais Perto de Você em Fortaleza reúne cerca de 300 empreendedores

O evento ocorreu como parte da programação do Dia de Crédito e Finanças do Sebrae/CE
Por Com a Agência BNDES de Notícias
ASN CE
Compartilhe
Foto: George Lucas / FIEC

Fortaleza recebeu na última quinta-feira (26), a edição do “O BNDES Mais Perto de Você”, evento promovido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) voltado para micro, pequenas e médias empresas (MPMEs). No Ceará, a iniciativa fez parte da programação do Dia de Crédito e Finanças, promovido mensalmente pelo Sebrae/CE e contou também com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará (SDE).

O encontro ocorreu no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e contou com as presenças do superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, do gerente de relacionamento do Gabinete da Presidência do BNDES, Arthur de Rezende, do 1º vice-presidente da FIEC, Carlos Prado e do secretário-executivo da SDE, Sílvio Carlos.

Na primeira parte do evento, que chegou à quinta capital da região Nordeste com recorde de inscrições e participação de cerca de 300 empreendedores e sete agentes financeiros parceiros (Banco do Brasil, BNB, Caixa, Santander, Bradesco, Sicredi e Itaú), os empresários puderam conhecer as principais linhas de financiamento do BNDES e tirar dúvidas sobre as opções mais adequadas para os seus negócios. Na sequência, os agentes financeiros parceiros do Banco em Fortaleza atenderam o público, a fim de explicar quais as necessidades de cada empresa.

Foto: George Lucas / FIEC

Joaquim Cartaxo destacou a importância do BNDES estar facilitando o acesso ao crédito a um público que representa cerca de um terço do PIB brasileiro e são os principais responsáveis pela geração de emprego e renda no país. “Os pequenos negócios são um segmento econômico que em 2023, geraram cerca de 88% dos empregos formais do Ceará e 80% do emprego do país, por isso é fundamental desta ação levar orientações sobre o crédito tão necessário para o crescimento desses negócios”.

Foto: George Lucas / FIEC

Segundo Arthur de Rezende, “O BNDES Mais Perto de Você” é o primeiro passo para o empresário se relacionar com os agentes financeiros. “Hoje, é uma apresentação de necessidades, o conhecimento das oportunidades. Depois, o relacionamento se desenvolve na agência, quando o empresário tem um gerente, uma equipe do banco, para poder conversar e continuar o processo”, ressaltou.

Orientação

Parceiro no evento promovido pelo BNDES, o Sebrae presta auxílio ao empresariado na obtenção do crédito. “O Sebrae orienta os empresários por meio de consultorias, de orientações individuais e estrutura o plano de negócios, contribuindo para a análise de risco das operações. Contribui também com a aproximação das instituições financeiras”, explicou Felipe Cidrão, analista da Unidade de Competitividade do Sebrae/CE.

A empresária de confecções de moda praia, Mary Carvalho, está há sete anos no ramo. Ela vê Fortaleza como um polo de alta demanda. Segundo Mary, quando ela começou não havia apoio nem liberdade para a adesão a crédito. “Hoje, estou aqui por acreditar que farei bons negócios com o BNDES, para que a minha empresa cresça mais e possa exportar, que é o nosso foco principal”, disse ela.

A empreendedora destacou também o apoio que vem recebendo do Sebrae, que vem ajudando a tornar realidade o sonho de se tornar uma empresa exportadora. “O Sebrae me proporcionou participar do Elas Globais, onde tive a preparação para a exportação, participei de rodadas de negócios onde fiz contatos com compradores de outros países e hoje já estou realizando a minha primeira exportação para as Filipinas”.

Desempenho

O BNDES ampliou as aprovações de crédito para empresas do Ceará no primeiro semestre de 2024, que totalizaram R$ 1,34 bilhão, valor 192% superior ao mesmo período de 2023. Nos seis primeiros meses do ano, o Banco também ampliou os desembolsos para R$ 540 milhões, valor 12,5% superior a 2023.