ASN CE
Compartilhe

Superintendente do Sebrae/CE participa de encontro do Polo Nacional de Turismo de Experiência no ES

Profissionais de diversas unidades do Sebrae no Brasil também participaram de programação na localidade de Pindobas, em Venda Nova do Imigrante
Por Com informações do Sebrae/ES
ASN CE
Compartilhe

O superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo participou, na última semana, do encontro da governança do Polo Nacional de Turismo de Experiência do Sebrae, em Pedra Azul, município de Domingos Martins, região das Montanhas Capixabas, no Espírito Santo . O encontro, que ocorreu às vésperas da RuralturES, maior feira de turismo rural do estado, contou ainda com a presença de analistas do turismo e diretores dos Sebraes Bahia, Pará, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

O grupo incluiu ainda especialistas convidados, consultores especialistas que atuam no Turismo de Experiência e parceiros institucionais, a exemplo do Ministério do Turismo e da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa). As cerca de 30 pessoas tiveram a oportunidade de experimentar produtos locais, como o morango Joelma e a fragrância de lavanda cultivada na região.

Além disso, os especialistas do Sebrae/ES fizeram uma apresentação das oportunidades da região, do turismo gastronômico e entregas realizadas pelo polo regional de Turismo de Experiência. “Fizemos uma atividade técnica para discutir estratégias e ações para melhorar a atuação do sistema Sebrae no Turismo de Experiência. Os visitantes também tiveram a oportunidade de conhecer a Casa Nostra em primeira mão”, relatou a gestora regional do polo Sebrae de Turismo de Experiência, Renata Vescovi.

A Casa Nostra é atração imersiva que proporciona a vivência em uma típica casa de imigrantes italianos.

Joaquim Cartaxo se surpreendeu com a experiência turística nas Montanhas Capixabas. “O local está consolidado com grande quantidade e qualidade de territórios, rotas e equipamentos gastronômicos e de hospedagem. É visível o potencial para se desenvolver um programa de turismo de experiência em que o visitante tem a oportunidade de participar de vivências como, por exemplo, colher morangos ou degustar iguarias que só podem ser saboreadas naquele local específico. Parabéns ao Sebrae Espírito Santo pela decisão de priorizar o turismo como protagonista do desenvolvimento territorial”, elogiou.

Polo de Turismo de Experiência

Durante o encontro dos gestores do Sebrae, foram traçadas estratégias e ações para impulsionar o turismo de experiência no Brasil, além de inaugurar a sede do Polo Nacional de Turismo de Experiência da instituição, no distrito de Pindobas, no Espírito Santo.

“A Sede é a materialização das atividades produzidas pelo Polo Turístico de Experiência, ou seja, construir produtos turísticos de experiência que coloquem turistas e visitantes no centro de atividades, proporcionando momentos únicos e que possam agregar valor aos serviços ofertados, maximizando resultados para os empreendedores atendidos por todo o sistema Sebrae”, ressaltou Renata Vescovi.

Na oportunidade, também ficou definido pelos gestores a prorrogação das ações desenvolvidas pelo Polo, com a possibilidade de realizar a segunda fase do projeto com o intuito de disseminar as realizações para todo o Brasil.

Na reunião técnica, os participantes puderam acompanhar o lançamento da Sede do Polo Sebrae de Turismo de Experiência, localizado no Complexo Turístico Pindobas, em Venda Nova do Imigrante, um espaço que vai contribuir para difundir todo conhecimento produzido pelo Polo e estará a serviço de todos os empreendedores do Brasil.

“O Polo Sebrae de Turismo de Experiência é liderado pelo Sebrae/ES, mas está a serviço de todo o Brasil. Estamos trabalhando para que a sede do Polo seja um grande laboratório onde será possível desenvolver e testar novas soluções e abordagens para melhorar o atendimento aos nossos clientes”, completou o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo.