A temperatura no inverno, por exemplo, pode descer a 15 °C, com sensação térmica ainda menor, já no verão mesmo estando muito próxima da linha do Equador, a estação mais quente é a primavera, mas raramente ultrapassa os 30 °C. Um ponto interessante da região é que muitos dias do ano, principalmente nos dias de inverno, a cidade amanhece sob forte neblina.
EXPERIÊNCIAS
O Projeto Experiências Ibiapaba é uma iniciativa promovida pelo Sebrae/CE com apoio das gestões municipais e iniciativa privada e tem como objetivo de integrar, desenvolver e fortalecer o turismo na região da Ibiapaba. O
propósito é tornar a Ibiapaba um lugar mais próspero, sustentável e acolhedor. Posicionando a Ibiapaba como um destino turístico de destaque estadual e nacional , promovendo suas experiências únicas e fortalecendo a imagem de cada um dos seus municípios.
Com essas características, o Experiências Ibiapaba chegou, agora, a mais um capítulo de valorização da Região, com o lançamento, no último dia 02/09, do Projeto “Experiências Ibiapaba-São Benedito – A Capital das Flores e Cidade da Fé”.Mas tornar a cidade um grande jardim como é hoje não foi fácil. Precisou de força de vontade e determinação dos produtores que vêm se destacando na plantação de flores e rosas no País. Tudo começou na década de 1990, quando o Governo do Estado contratou especialistas internacionais para encontrar uma área que tivesse potencial para o setor floricultor.
Nesse estudo, a primeira área apontada foi o Maciço de Baturité, a 100 km da Capital. Lá havia boa altitude e clima ameno, porém o terreno não era plano, o que é necessário para a plantação em estufas. Então, a Serra da Ibiapaba foi escolhida, apesar da maior distância da Capital.
A 360 km de Fortaleza, ainda no fim da década de 1990, as primeiras e maiores produtoras, CeaRosa e Reijers, exportaram e hoje diversificaram seus negócios e investem até em Turismo. Afinal, São Benedito recebe quase três mil horas de sol por ano, além de estar livre de granizo e geadas.
SÃO BENEDITO
A Experiências Ibiapaba faz parte da estratégia de desenvolvimento territorial do Sebrae e parceiros na região, que tem no turismo uma das atividades com maior potencial de crescimento. Antes do lançamento da campanha, a instituição realizou um trabalho de marketing territorial e posicionamento de imagem turística do destino, no qual foram mapeadas as experiências de cultura, lazer, história, cachaçaria, gastronomia e artesanato que a Ibiapaba oferece aos visitantes.
Um dos destaques apontados no estudo foram os engenhos e a cachaça de Viçosa do Ceará, que carregam uma tradição centenária, histórias e traços do povo cearense e nordestino. Os estabelecimentos possuem uma grande importância para a cultura e economia da cidade.
Além de Viçosa do Ceará, a campanha também será lançada nos outros municípios da Ibiapaba, sempre destacando um dos atrativos de cada um deles. Experiências Ibiapaba é resultado de um conjunto integrado de consultorias, treinamentos e acompanhamentos técnicos promovidos pelo Sebrae/CE, com intuito de desenvolver o destino turístico Rota Mirantes da Ibiapaba.
O principal objetivo é apresentar a importância turística e econômica da região serrana da Ibiapaba, posicionando e fortalecendo a imagem de experiências únicas de cada um dos seus municípios.
Com o slogan “um destino para todos os sentidos”, a campanha “Experiências Ibiapaba” revela um território de possibilidades, emoções e vivências turísticas únicas. Cidades centenárias, natureza exuberante, gastronomia regional, cachaçarias, festivais musicais, cultivo de flores, ecoturismo, religiosidade, turismo de aventura e negócios.
AS FLORES
Agora, chegou a vez de São Benedito e a campanha enfatiza os diferenciais da cidade município: as flores e a Fé. São Benedito é o destino ideal para o turismo religioso com várias festas e eventos realizados ao longo do ano, atraindo visitantes de diversas regiões do Brasil. Conhecer a rica história ligada aos povos indígenas. Vivenciar as deslumbrantes cachoeiras e trilhas, conhecer o artesanato local , apreciar a gastronomia diferenciada , cachaças , licores , orgânicos e conhecer a região que é a maior produtora de flores do brasil. A iniciativa visa promover uma experiência de imersão das lideranças e comunidade no desenvolvimento de seu próprio território.