Estiveram presentes, representando suas respectivas entidades, Márcia Caroline, analista técnico do Sebrae/CE na Ibiapaba; Tiago Ismasr, presidente do Fóum de turismo da Ibiapaba; Lucivanda Fernandes, presidente da Associação Rota Mirantes da Ibiapaba; Denise Brito,vice presidente da Associação Rota Mirantes da Ibiapaba; Caio Carvalho, presidente da APCVIC e Fernando Freire, presidente da Cooptur.
Em pauta, “Rota Mirantes da Ibiapaba : Um Destino Para Todos os Sentidos”, por Tiago Ismar Silva de Lima, presidente do Fórum de Turismo da Ibiapaba. Na verdade, a reunião serviu para estimular o empenho dos empresários e associações locais no impulsionamento do turismo da região.
ROTA MIRANTES
A Rota Mirantes da Ibiapaba nasceu com o objetivo de reforçar a importância da região no Ceará e no Nordeste como um todo e tudo o que ela oferece como vivência, saberes e fazeres.
O primeiro reconhecimento governamental ao trabalho de divulgar o potencial da Ibiapaba aconteceu em agosto de 2021, quando o então governador Camilo Santana sancionou a lei que incluiu a Rota Mirantes da Ibiapaba no Circuito Turístico do Ceará. A Rota Mirantes da Ibiapaba abrange as cidades de Carnaubal, Croatá, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Ipu, São Benedito, Tianguá, Ubajara e Viçosa.
A quase 800 metros acima do nível do mar, Ibiapaba encanta pela exuberância natural. Entre os atrativos, a gastronomia é um capítulo à parte, contendo delicadas compotas em calda, barras de doces e uma grande diversidade de guloseimas que trazem mais cor e sabor a essa rota, onde estão as monjas do pitoresco Mosteiro de Nossa Senhora de Guadalupe.
-