ASN CE
Compartilhe

Ceará é um dos primeiros do país em número de Salas do Empreendedor contempladas com o Selo Diamante

A certificação concedida pelo Sebrae Nacional premia aqueles que se destacam pela excelência no atendimento aos empreendedores
Por Redação
ASN CE
Compartilhe

“Costuma-se dizer que as Salas do Empreendedor representam um diferencial para os pequenos negócios brasileiros. Mas, é mais que isso. O grande diferencial é o ser humano. São essas pessoas que se esforçam, que se dedicam e que ajudam às pequenas empresas a seguir em frente e a crescer. Gente como vocês, que do Sebrae/CE. Parabéns pelo trabalho”.

Assim, Ênio Duarte Pinto, gerente da Unidade de Relacionamento com o Cliente do Sebrae Nacional exaltou o trabalho do Sebrae/CE que conquistou a maior pontuação, proporcional, dentre as unidades estaduais que participaram da premiação de Referência no Atendimento concedidas às Salas do Empreendedor de todo o país, que se destacam pela excelência no atendimento aos empreendedores brasileiros.

A conquista foi comemorada em evento realizado na tarde de terça-feira (2/7), no auditório da sede estadual do Sebrae/CE, reunindo parceiros do Sebrae/CE, articuladores regionais, gestores públicos e representantes das 19 salas cearenses que conquistaram a mais alta certificação concedida pelo Sebrae Nacional: o Selo Diamante.

O Selo Diamante é um reconhecimento pela qualidade do atendimento e dos serviços prestados pelas equipes da rede parceira do Sebrae e de agentes de desenvolvimento das Salas do Empreendedor espalhadas pelos municípios brasileiros. Em todo o país, existem 3.225 Salas do Empreendedor em funcionamento, das quais 165 estão instaladas em 153 municípios cearenses.

Premiação

Com 19 Salas premiadas com a certificação, o Ceará ficou em primeiro lugar no Nordeste e terceiro do país em números absolutos, atrás apenas do Paraná e de Minas Gerais. Mas o estado ficou em primeiro em números relativos, quando avaliada a proporção de municípios existentes e o total de salas premiadas.

Ao todo, 656 Salas do Empreendedor de todo país participaram do processo de concessão do Selo Diamante, representando municípios de 20 estados brasileiros. Deste total, apenas 148 salas foram agraciadas com a premiação, sendo 19 cearenses.

São elas, as salas de Acopiara, Barbalha, Beberibe, Capistrano, Caririaçu, Crateús, Crato, Crato/ FUNDETEC, Croatá, Farias Brito, Guaraciaba do Norte, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Madalena, Marco, Russas, São Gonçalo do Amarante, Tauá e Varjota.

Além disso, o resultado do estado neste ano também foi quase dez vezes superior ao desempenho obtido em 2023, quando apenas as Salas do Empreendedor de Madalena e Redenção conquistaram o prêmio máximo de atendimento ao empreendedor brasileiro.

Para Raquel Ferreira, Agente de Desenvolvimento de Madalena, único município cearense e um dos três do país a conquistarem o Selo Diamante nas duas edições da premiação realizadas, o sentimento é de alegria pela nova conquista. “É uma alegria imensa. A gente realmente não esperava, porque somos um município pequeno com 720 empresas formalizadas e a gente conseguir este prêmio é mostrar a importância que Madalena dá para os seus empreendedores”.

Segundo ela, a conquista é um reconhecimento ao importante trabalho que vem sendo realizado no município. “A Sala representa uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento do nosso município na geração de emprego e renda. A gente faz muito mais do que um simples atendimento, a gente leva cursos, palestras, mentorias, buscando apoiar os nossos empreendedores”.

Solenidade

A solenidade de premiação das Salas do Empreendedor cearenses foi aberta pelo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/CE e vice-presidente da Fecomércio/CE, Cid Alves, que explicou que ao chegar na presidência do CDE encontrou no Sebrae/CE um objetivo diferenciado em relação aos outros integrantes do Sistema “S”.

– “Enquanto nos outros integrantes do Sistema, o objetivo é formar mão de obra para esse pai de família sustentar os seus, no caso do Sebrae/CE, ele amplifica e forma um empreendedor que, vai se beneficiar, com sua família, mas vai empregar outros pais de família, beneficiando muito mais pessoas. Isso é fantástico”. E colocou-se à disposição para continuar contribuindo com a missão do Sebrae/CE.

Em seguida, subiu ao palco Juraci Muniz, representando o Instituto Rui Barbosa que congrega os 35 tribunais de Contas do país. “Falo aqui em nome do nosso presidente Edilberto Pontes e estou aqui para parabenizar todos vocês que qualificam e que colaboram com o desenvolvimento dos pequenos negócios e dos municípios”, ressaltou.

Falando em nome da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (APRECE), a prefeita de Quiterianópolis, Priscila Duarte, explicou que trazia a mensagem de “Parabéns” ao Sebrae/CE e aos integrantes da iniciativa que ajuda a realizar sonhos dos empreendedores. “O Sebrae é o grande agente de desenvolvimento dos municípios. Garanto que o Sebrae faz mesmo toda a diferença”.

O superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo destacou a importância das Salas do Empreendedor para o fortalecimento das economias locais. “As Salas não são apenas pontos de atendimento, elas se configuraram em uma verdadeira referência para os empreendedores dos municípios cearenses e vem ajudando estes empreendedores a superarem os desafios e aproveitarem as oportunidades nos próprios territórios onde eles estão instalados”.

Cartaxo também ressaltou a força dos pequenos negócios para a economia cearenses. “Hoje, no Ceará, temos 625 mil pequenos negócios que representam 93% dos CPJs do Estado. Isso representa uma força muito grande para a economia dos municípios e do Estado como um todo, por isso é preciso que todos se apropriem destes números para que cada vez mais estes pequenos negócios possam ser tratados na dimensão que eles merecem”.

Ele aproveitou ainda para destacar a importante parceria do Sebrae com os municípios cearenses para a instalação das 165 salas existentes. “Aqui no Ceará, temos uma parceria intensa e duradoura com os municípios para contribuir cada vez mais com o desenvolvimento sustentável do estado do Ceará”.

Falando em nome do governador Elmano de Freitas, o secretário do Trabalho e Empreendedorismo do Ceará, Vladyson Viana, falou do papel estratégico das Salas do Empreendedor dentro da estratégia de atuação de sua pasta. “Dois dos nossos grandes objetivos na secretaria são a redução da informalidade e o aumento da renda dos cearenses e as Salas do Empreendedor, pela sua capilaridade, podem dar uma importante contribuição neste sentido”.

Reconhecimento

Após as falas iniciais, o diretor técnico do Sebrae/CE, Alci Porto, subiu ao palco para falar um pouco da estratégia de atuação da instituição e o papel das Salas do Empreendedor neste processo. “É preciso oferecer opções para as novas gerações, que hoje estudam em suas regiões, sem precisar, obrigatoriamente, se deslocar para Fortaleza, e que precisam encontrar opções profissionais para se desenvolverem, evitando um êxodo, agora, de talentos. Nosso objetivo com as Salas do Empreendedor, é aumentar a formalização, a longevidade, a competitividade e a inovação dos pequenos negócios”, explicou.

Ao falar sobre os Agentes de Desenvolvimento que atuam nas Salas do Empreendedor, Alci salientou que eles têm acesso às principais ferramentas do Sebrae, como o APP Sebrae e a SebraeFlix. E aproveitou para anunciar uma série de benefícios que serão concedidos aos agentes das salas vencedoras do Selo Diamante, como bolsas para o Empretec, curso de empreendedorismo das Nações Unidas; bolsa para o curso Sebrae Lidere e a inclusão das agentes mulheres no Clube de Mulheres de Negócios em Língua Portuguesa.

O diretor técnico do Sebrae também destacou que está sendo discutida uma parceria com o Instituto Rui Barbosa do Tribunal de Contas, para que os 19 possam participar de uma certificação de qualidade como gestores públicos. Por fim, Porto fez um apelo aos prefeitos que forem reeleitos e aos novos prefeitos que forem eleitos nas próximas eleições. “Esses agentes são altamente capacitados, serão certificados, e a expectativa é de que eles sejam mantidos, para continuar fazendo esse mesmo excelente trabalho”.

Salas do Empreendedor

As Salas do Empreendedor são equipamentos que fazem parte de uma rede parceira de relacionamento e atendimento do Sebrae por todo o país. Instaladas com o apoio das Prefeituras Municipais ou de instituições parceiras.

Estes espaços reúnem em um único lugar diversos serviços para facilitar a vida do empreendedor, garantindo desde a orientação básica, informações sobre a formalização, alteração e baixa de empresas, apoio no planejamento de um novo negócio e gestão da empresa, informações sobre como participar de compras públicas, até tramitação de documentos, declarações como a DASN-Simei.

Além disso, as Salas também atuam na conexão entre as demandas dos empreendedores locais e as capacitações e serviços ofertados pelo Sebrae/CE e outros parceiros que atuam no apoio aos pequenos negócios.