Preservar e fortalecer a tradição dos festejos juninos e ao mesmo tempo tornar a região Norte como um dos principais destinos turísticos do estado durante o período de festas. Estes são os objetivos do Circuito Junino Norte, iniciativa lançada na última sexta-feira (21), na Casa de Cultura de Sobral. A ação é fruto da parceria entre Sebrae/CE e os prefeitos de Barroquinha, Camocim, Forquilha, Granja, Martinópole, Meruoca, Sobral e Uruoca.
Com uma programação diversificada e atrações para todos os públicos, o circuito pretende atrair visitantes de todo o estado e até mesmo de outras regiões do país, impulsionando a economia local e gerando oportunidades de renda para a comunidade. Até o início de agosto, os municípios participantes levarão ao público apresentações de quadrilhas, gastronomia típica da região, artesanato local, entre outras atividades.
“Esta integração é importante para fortalecer ainda mais os festejos da região, que já aconteciam de forma isolada em cada um destes municípios”, destaca a articuladora do escritório do Sebrae/CE na região Norte, Suilany Teixeira. “Isso potencializa ainda mais a ação de cada um e ao mesmo tempo faz com que toda a região Norte passe a ser vista como um dos grandes destinos juninos do Ceará, contribuindo para o desenvolvimento do turismo e da economia no território”, afirma a gestora.
De acordo com Suilany, a ideia da união dos municípios para a criação do Circuito tem suas raízes no Projeto Territórios Empreendedores e no Programa LÍDER, implementados pelo Sebrae/CE na região Norte. “A partir daí, essa ideia ganhou ainda mais força durante o movimento Líder Luz do Norte, responsável pela elaboração da Agenda LIDER da região, sendo agora colocada em prática pelos gestores dos oito municípios participantes”, destaca.