
O superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, participou nesta quarta-feira (13) do evento de lançamento da marca “Solário”. A iniciativa é fruto da parceria entre a instituição e a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), com o intuito de impulsionar e fortalecer a atividade artesanal do município.
Também participaram da solenidade a articuladora do Sebrae na região Norte, Suilany Teixeira, o chefe de Gabinete da Prefeitura de Sobral, David Duarte, os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Bruno Gomes, e de Cultura e Turismo, Simone Passos e a presidente da Câmara Municipal, Socorrinha Brasileiro.
De acordo com o secretário em exercício do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Bruno Gomes, a marca “Solário” se refere a “um lugar ao sol” e retrata o clima tropical da região. “A marca Solário representa de forma geral o artesanato sobralense, que vem sendo impulsionado pela Casa da Economia Solidária e parceiros. Além desta geral, também foram criadas identidades visuais específicas para os grupos de artesãos atendidos pela Casa da Economia Solidária”, explica Bruno Gomes.
A articuladora regional do Sebrae/CE, Suilany Teixeira destaca que a criação da identidade visual é resultado de um trabalho que contou com consultorias especializadas no segmento, envolvendo mais de 80 artesãos da sede e de distritos. Segundo ela, essa iniciativa faz parte das ações do projeto Cidade Empreendedora, dentro da estratégia de potencializar os setores econômicos relevantes da economia de Sobral, entre os quais o Artesanato.

Para o superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, a nova marca, além de ajudar na identificação do artesanato produzido no município, se soma ao trabalho que já vem sendo desenvolvido pela instituição no município em áreas como o design, desenvolvimento de coleções e mercado. “Esse é um trabalho desenvolvido a várias mãos, mas que tem como objetivo final valorizar e impulsionar o artesanato de Sobral”.
Além do lançamento da marca, a solenidade contou ainda com uma palestra da designer e diretora de criação da Catarina Mina, empresa voltada para a promoção da cultura do artesanato cearense, Celina Hissa, que falou sobre “tendência, moda e negócios”. Também foi realizada uma exposição das coleções produzidas pelos artesãos dos distritos de Sobral, Trapiá e Aracatiaçu, desenvolvidas dentro das ações do projeto Cidade Empreendedora em 2023.
Cidade Empreendedora
Durante o dia, o superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo também se reuniu com o prefeito de Sobral, Ivo Gomes, para apresentar os resultados do projeto Cidade Empreendedora, iniciativa do Sebrae/CE em parceria com a Prefeitura Municipal. A visita foi acompanhada pela articuladora do Sebrae/CE na região Norte, Suilany Teixeira, pela secretária de Cultura e Turismo do município, Simone Passos e pela gerente de turismo do município, Rachel Rodrigues.
Na oportunidade, Cartaxo entregou ao prefeito um exemplar do plano de Turismo de Sobral, um dos produtos desenvolvido durante as ações do Cidade Empreendedora no município. O superintendente e o prefeito também visitaram o Centro de Convenções de Sobral, equipamento que foi reformado pela prefeitura.
Para Cartaxo, a reforma do Centro de Convenções ajudará a ampliar as oportunidades quanto à realização de eventos corporativos, culturais e de negócios, intensificando assim o dinamismo turístico e a geração de emprego e renda na cidade.
Cartaxo e Ivo Gomes também visitaram a obra de construção da Cadeia Criativa, equipamento público do município que irá compor o ecossistema de inovação de Sobral. O novo equipamento está sendo construído no prédio da antiga cadeia pública, mantendo as referências históricas da edificação, em especial quanto ao cenário urbano.
-
-
