Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias

ASN CE 18/07/22 às 14:13 Atualização 05/08/22 às 17:05
Compartilhe

Programa do Sebrae busca tornar o Ceará uma referência na indústria de games do país

Por Redação
ASN CE 18/07/22 às 14:13 Atualização 05/08/22 às 17:05
Compartilhe

Transformar o Ceará em uma referência do país na indústria de games. Este é um dos objetivos do programa que vem sendo desenvolvido pelo Sebrae/CE em parceria com a Associação Cearense de Desenvolvedores de Jogos (Ascende Jogos). A iniciativa prevê ações de fomento ao surgimento de novos negócios e apoio ao desenvolvimento das empresas existentes no estado; capacitação e qualificação de profissionais e empreendedores; articulação institucional; atração de investimentos e promoção da produção local.

De acordo com o analista da Unidade de Gestão dos Ambientes de Inovação do Sebrae/CE, Rodrigo Batista, a ideia do programa é possibilitar o desenvolvimento deste segmento, ajudando na retenção dos talentos, na geração de emprego e renda no Estado. “O Ceará já possui um ambiente favorável para o desenvolvimento da indústria de jogos. O que o Sebrae quer é aproveitar este potencial de forma que o Estado se destaque ainda mais no cenário nacional, tanto pela qualidade dos profissionais como pelos negócios gerados pelas empresas cearenses”.

Entre as ações desenvolvidas, Rodrigo destaca a realização de uma missão empresarial que possibilitou a ida de seis empresas cearenses para participar do BIG Festival, o mais importante festival de jogos independentes da América Latina, realizado de 7 a 10 de julho em São Paulo. A delegação cearense, que foi a segunda maior do país, foi formada pelas empresas Gameplan.DEV, Lumo Entertainment; RastroLabs: Studio 85; Supernova Games e Guild Sight. “A participação destas foi importante porque elas tiveram a oportunidade de estabelecer conexões que podem ajudar a gerar negócios e atrair investimentos para o Ceará”, afirmou Rodrigo.

Somando os 6 estúdios foram realizados mais 100 matchmakings/conexões e a expectativa, segundo o analista do Sebrae/CE, é de um retorno sobre o investimento que supera quase 100 vezes o valor investido nos custos da missão. “Todos os estúdios assinaram protocolos e minutas com cartas de intenção para fechamento de negócios com um ticket médio de 50 mil dólares por contrato”.

Capacitação

Outro eixo importante do programa do Sebrae/CE, de acordo com Rodrigo, é a capacitação dos empreendedores e profissionais para atuarem neste segmento. Para isso, desde 2019 a instituição vem desenvolvendo o Sebrae Developers, que visa capacitar jovens cearenses, ajudando-os a conhecerem e darem os primeiros passos na Indústria de Desenvolvimento de Games.

A iniciativa reúne palestras, cursos, oficinas e consultorias, mentorias, game jam, dev show e muito mais, voltadas para ajudar estes jovens a desenvolverem seus negócios de forma sustentável e orientada às necessidades de mercado, reforçando a importância de aspectos de gestão, marketing e planejamento financeiro de forma integrada à conhecimentos particulares como Design de Jogos, Produção, Criação de Comunidades e demais particularidades da Indústria de Jogos.

Ecossistema de Games do Ceará

Mapeamento realizado em 2020 pelo Sebrae/CE em parceria com a Ascende Jogos identificou no Ceará:

● Mais de 350 Profissionais Mapeados no Estado

● Cerca de 28 Arranjos Produtivos Estruturados Mapeados

○ 16 CNPJs Mapeados

● Mais de 70 Projetos Desenvolvidos Mapeados em 2020

○ Desenvolvimento para Brasil, América Latina, América do Norte, Europa e Ásia

● Mais de R$ 3 milhões em Faturamento Mapeado no ano de 2020

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida ou tem sugestões? Entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas