Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias

ASN CE 04/08/22 às 14:11 Atualização 08/08/22 às 07:30
Compartilhe

Empresas cearenses participaram do Startup Summit 2022 em Florianópolis

Por Redação
ASN CE 04/08/22 às 14:11 Atualização 08/08/22 às 07:30
Compartilhe

As empresas cearenses Amar.elo e Go Gamers participaram, em Santa Catarina, do Startup Summit 2022, evento do Sebrae, da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) e da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) que debateu inovação, tendências e dicas de crescimento para pequenas companhias de tecnologia.

À frente da missão cearense, o articulador da Unidade de Ambientes de Inovação do Sebrae Ceará, Herbart Melo, avalia como “imprescindível”, a presença cearense no evento, principalmente pelo diferencial que pode fazer na construção do Ecossistema de Inovação do Estado. “Um dos pontos altos das empresas participarem no Startup Summit 2022 em Santa Catarina é que é o maior e mais importante evento de Startup do país, o que possibilita, também, a realização de visitas técnicas a um dos mais respeitados ecossistemas do mundo. Podemos garantir networking e oportunidades de negócios para quem participa. Aliás, o Ceará terá, ainda esse ano um Summit, o Inova Summit Negócios”, ressalta Melo.

Sucesso

O Startup Summit encerrou sua edição 2022 com o anúncio dos grandes vencedores do Desafio Like a Boss, iniciativa do Sebrae voltada a acelerar a expansão de startups brasileiras em estágio de validação, operação e/ou crescimento. As empresas Trashin, Multipet e Mogai conquistaram, além da premiação, o privilégio de representar o Brasil no Get In The Ring, competição global de empreendedorismo que vai reunir representantes de mais de 200 cidades na Holanda. O Summit desse ano alcançou um número recorde de público. Foram 5,8 mil participantes presenciais e 25 mil online, entre os últimos dias 4 e 5 de agosto.

Durante os dois dias do Startup Summit, doze finalistas do Desafio Like a Boss selecionados em etapas anteriores apresentaram seus pitchs, numa espécie de “ringue da inovação”: Yooga, Agricon, MultiPet, Acmella, MeuResiduo, Arbolink, Mogai, Even3, Liberfly, 5Hub, Find Tattoo e Trashin. A ação do Sebrae compreende, além da competição com premiações, uma série de ações voltadas para o estímulo às startups em contextos de atuação nacionais e internacionais. Já foram realizadas mentorias, capacitações, consultorias, missões e outras atividades buscando o desenvolvimento das empresas para melhor atuação no mercado dentro e fora do país.

O diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick, destacou a importância desse tipo de iniciativa para acelerar as startups brasileiras. “O que estamos fazendo aqui é único e, sem dúvida, impactará o desenvolvimento da economia brasileira a longo prazo. Ontem lançamos o Polo de Referência em Startup e o Empretec Startups, duas novas soluções para alavancar negócios de base tecnológica e inovadora. Contem sempre com o Sebrae nessa jornada”, afirmou.

O head de marketing da Liberfly, quarta colocada na competição, Paulo Zanette, diz que a participação no Like a Boss abriu diversas oportunidades de networking. “O Startup Summit é um celeiro de inovação, tanto para relacionamento com clientes, como investidores. É a primeira vez que estamos participando, fomos selecionados pelo Sebrae ES para o Like a Boss e estamos impactados com a dimensão do evento”, comentou. A Liberfly é uma startup direcionada para solucionar problemas aéreos. “Nós ‘compramos’ o problema do cliente e resolvemos toda a parte burocrática e jurídica. A pessoa que teve transtorno com extravio de malas, por exemplo, recebe a indenização online em até 48h e nós tocamos o processo”, explica.

Recorde de público

Na quinta e maior edição do Startup Summit, o evento reuniu 5,8 mil participantes inscritos para as atividades presenciais e 25 mil inscrições para as transmissões online. Entre os presenciais, 3,1 mil são catarinenses e 36% eram provenientes de outros Estados. A maior parte era de São Paulo (714), seguida de Rio Grande do Sul (529), Paraná (413) e Minas Gerais (183).

Sobre o Sebrae 50+50

Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.

Na agenda do Startup Summit, nomes como Camila Farani, empreendedora e investidora anjo; Chris Yeh, autor do best-seller “Blitzcaling”; Florian Hagenbuch, fundador da Loft e Marcelo Lombardo, CEO da Omie. Também durante o evento, o Sebrae deve anunciar as empresas ganhadoras — entre as 24 finalistas — do Like a Boss, competição de inovação envolvendo startups em busca de capacitação e aceleração.

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida ou tem sugestões? Entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas