Tem cearense na lista das 39 startups aprovadas pelo Web Summit Lisboa. A startups PliQ!, @~Cesar Rabelo e @~Denise Barroso, e participou da Missão de Internacionalização promovida pela a ApexBrasil, Ministério das Relações Exteriores e Embaixada do Brasil, em parceria com Sebrae e SERPRO, é uma das selecionadas na categoria Alpha.
A Web Summit Lisboa é considerada, hoje, a maior conferência de tecnologia, inovação e empreendedorismo do mundo. O evento costuma contar, a cada edição, com 70 mil inscritos, de 160 países, 2 mil empresas e 1.500 investidores.
Na verdade, o WebSummit surgiu em Dublin, na Irlanda, em 2009 e, agora, acontece anualmente, desde 2015, na cidade de Lisboa, e tornou-se o destino obrigatório para quem deseja se conectar com o que há de mais avançado em inovação e tecnologia no mundo.
Grandes nomes como Elon Musk (Tesla e SpaceX), Al Gore (vice-presidente americano), Sundar Pichai (CEO do Google), Sheryl Sandberg (COO da Meta) e Tim Berners-Lee (inventor do World Wide Web) foram alguns dos participantes que passaram pelo evento.
PliQ!
Com cerca de quatro anos de existência, a PliQ já conquistou diversos prêmios. Um deles foi como a única startup cearense entre as 10 finalistas do Female Scale, um processo de aceleração promovido pela Distrito (maior hub de inovação do Brasil) com correalização da B2Mamy em parceria com Ambev, Marisa e Via.
No Ceará, a PliQ é, também, participante do Programa Corredores Digitais, uma iniciativa da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (Secitece) e passou pelo Programa StartupCE, do Sebrae/CE. Ao todo, a PliQ já atendeu mais de 400 empresas com seu serviço diferenciado em relação ao monitoramento da experiência do cliente, de forma digital e integrada. De acordo com Denise Barroso, co-fundadora e diretora de operações da startup, a ideia é transformar experiências em vendas.
“E consegue isso a partir de pesquisa e indicação, apresentando um diferencial em relação ao monitoramento da experiência do cliente, tudo de forma digital e integrada em uma jornada única ”, detalha.
Estratégias de indicação podem ser aplicadas tanto para empresas que vendem para outras empresas (B2B), quanto para empresas com foco no cliente final (B2C). Uma pesquisa realizada pela Frost & Sullivan, consultoria especializada em crescimento e treinamento corporativo, 80% dos clientes afirmaram que a experiência é tão importante quanto os produtos e os serviços que uma empresa oferece. Além disso, 57% falaram que pararam de comprar de uma empresa para ir ao concorrente que oferecia uma experiência melhor.
Segundo Denise, para gerar resultados positivos é preciso focar no seu consumidor. “É possível identificar uma dor comum nas empresas: a ausência de monitoramento da experiência dos clientes. Por isso, trabalhamos o antigo” boca a boca” que está cada vez mais digital, porém com um diferencial em trabalhar o monitoramento da experiência dos clientes, que é importante na nova economia”, diz.
Além de participante do Corredores Digitais e finalista do Female Scale, a PliQ já foi aprovada no SAP Innovation Unleashed 2021; pré-aceleração do StartupCE; Hub de Inovação do Banco do Nordeste; Startup School da YC; Ventiur; WOW e Product-Led Growth da TheVenturyCity.