Dois dias de inovação, conexão, aprendizado e negócios. Assim pode ser definido o Siará Tech Summit (STS), evento promovido pelo Sebrae/CE nos dias 7 e 8 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará. O sucesso do encontro pode ser medido pelo número expressivo de visitantes, cerca de 13 mil pessoas durante os dois dias, mas também pelas oportunidades geradas para os pequenos negócios do Ceará.
“Acreditamos que o Siará Tech Summit cumpriu a sua missão de promover este encontro das Micro e Pequenas Empresas, dos empreendedores, com o ecossistema de inovação. Esperamos que os frutos dessas conexões possam ser sentidos na melhoria da competitividade das empresas cearenses e no fortalecimento da economia do Ceará como um todo”, avalia o articulador da Unidade de Gestão dos Ambientes de Inovação do Sebrae/CE, Herbart Melo.
Para isso, o STS ocupou uma mega estrutura de nove mil metros quadrados, com quatro palcos, Espaços Arena e Games e uma programação técnica com cerca de 70 palestras, apresentação de casos de sucesso, rodadas de negócios, trilhas de conteúdo, atendimento personalizado, mentorias, oficinas, networking, o fomento aos negócios, além da presença de 15 investidores de todo o Brasil.
O evento também contou com cerca de 300 expositores, entre startups, empresas de desenvolvimento de jogos e instituições públicas e privadas que têm atuação na área da inovação no Estado do Ceará. Empreendedores como Pedro Vasconcelos, que é proprietário da empresa Pet Log.
Junto com o casal de cães da raça Husky Siberiano, Thor e Ayla, ele esteve no STS para apresentar um produto que desenvolveu para ajudar na segurança dos animais. Por meio de uma plaquinha (TAG) com um QR Code, que pode ser colocada na coleira, é possível acessar informações do animal e os dados do tutor, facilitando a localização em caso de perda do animal.
Para Pedro Vasconcelos, o Siará Tech Summit foi uma oportunidade para popularizar o seu produto e a sua empresa e os resultados obtidos no evento superaram as suas expectativas.
O Siará Tech Summit mostrou também que a inovação não vem só da iniciativa privada. Um grupo de alunos, intérpretes de libras e professores do Instituto Federal do Ceará do Campus de Aracati, estiveram no evento apresentando o projeto Aracati à Pé Acessível.
A iniciativa une tecnologia, turismo e acessibilidade, onde por meio de um aplicativo que está sendo desenvolvido pelo grupo, os visitantes podem percorrer roteiros turísticos no município de Aracati com orientações sobre os atrativos com descrições em áudio ou em libras.
Check-Up Digital
Durante os dois dias de STS, o Sebrae/CE também ofereceu diversos serviços aos empreendedores, como por exemplo o Check-Up Digital, onde especialistas e consultores da instituição ofertaram gratuitamente um verdadeiro Raio-X dos canais digitais das empresas interessadas.
Os empreendedores que visitaram o espaço do Check-Up Digital tiveram acesso a uma análise de suas páginas nas redes sociais, além de sugestões de melhoria e orientações para novas capacitações e consultorias na área.
Segundo o articulador da Unidade de Marketing e Comercialização do Sebrae/CE, Alisson Gomes, a proposta do espaço era levar para os empreendedores participantes do STS um maior conhecimento sobre as redes sociais e de que forma essas redes podem ser mais efetivas para o sucesso dos negócios.
“Hoje as redes sociais são os principais canais de divulgação, de relacionamento e de vendas das empresas, em especial dos pequenos negócios. Saber usá-las bem é hoje uma questão de necessidade e pode fazer a diferença na sobrevivência das empresas. E o Sebrae está à disposição para apoiar os pequenos negócios a compreender e a usar estes canais em prol do crescimento das empresas”, destaca Alisson.
Inovação o ano todo
Herbart Melo lembra que o processo de inovação para o Sebrae/CE não começa ou se encerra com a realização do Siará Tech Summit. “Nós, no Sebrae, encaramos a inovação como uma parte essencial para a sobrevivência das empresas, por isso estamos constantemente desenvolvendo e ofertando aos empreendedores cearenses ações, produtos e serviços que possam ajudá-los a levarem a inovação para o dia a dia da sua empresa”.
De acordo com o gestor do Sebrae/CE, a instituição dispõe de capacitações, consultorias, rodadas de negócios e outras iniciativas que estão acessíveis aos pequenos negócios que querem inovar. Outra parte importante deste trabalho, segundo ele, é o fomento dos negócios inovadores e do fortalecimento do ecossistema de inovação do Ceará, o que é feito por meio de ações como StartupCE, que já ajudou no desenvolvimento de mais de 400 startups cearenses em sete edições do programa, ou o programa Sebrae Developers, voltado para a geração de negócios na área de desenvolvimento de games.
Números do STS
– 9 mil metros quadrados de área
– 70 palestras presenciais
– 300 expositores
– Mais de 13 mil inscritos
– 15 investidores de todo o país presentes no evento