-
O Escritório do Sebrae/CE no Centro Sul realizou, na Sala do Empreendedor do município de Orós, uma reunião com as AD´s da Sala com os secretários do Meio Ambiente, Obras e infraestrutura, Educação e o representante da empresa licitada para a coleta de resíduos do município. Em pauta, um debate sobre a falta de informações precisas e transparentes sobre os horários da coleta de resíduos do município.
O problema vem gerando uma série de transtornos aos moradores e donos de pequenos empreendimentos da cidade, que reclamam do horário do caminhão da coleta, fazendo com que parte da população descarte os resíduos após a coleta já ter sido realizada.
Como consequência, os resíduos permanecem expostos nas calçadas. Uma situação que compromete, diretamente, a limpeza urbana, afeta a saúde pública e causa desconforto à população, além de prejudicar a imagem da gestão municipal.
A discussão evidenciou a necessidade de se implementar uma solução que melhore a comunicação entre o serviço de coleta e os moradores. Diante desse desafio, a articuladora Neyla Primo conseguiu encontrar uma solução inovadora e eficaz: a proposta apresentada por ela é promover o desenvolvimento de um aplicativo inteligente, que permita mapear, em tempo real, as rotas e os horários da coleta de resíduos do município. Esse aplicativo facilitará o acesso da população às informações sobre o serviço, garantindo aos moradores o conhecimento dos horários precisos do caminhão de coleta.
– Com isso, espera-se conseguir uma maior organização no processo de descarte de resíduos e otimizar a eficiência da coleta, contribuindo para a limpeza urbana e o bem-estar da comunidade”, ressalta Neyla. “Afinal, Orós está na Rota das Tradições e, sendo um município que tem toda uma importância turística com os atrativos sendo trabalhados, essa ação é fundamental para preparar a cidade para receber os visitantes”, enfatiza
Para ter acesso a esse novo recurso, o Sebrae do Centro Sul pretende contar com o Ecossistema de Inovação da cidade, mobilizando os empreendedores digitais na participação e usando a tecnologia em prol da gestão pública.
-O Sebrae/CE no Centro Sul atuará como parceiro fundamental no desenvolvimento da solução através da realização de um Hackthon, trazendo expertise em inovação e soluções tecnológicas para apoiar a criação dessa ferramenta eficiente que vai atender às necessidades do município”, enfatiza Neyla.
O Hackthon é um evento que reúne pessoas (programadores, designers, etc.) para colaborar na criação de soluções tecnológicas dentro de um período limitado, geralmente 24 ou 48 horas. O objetivo é desenvolver protótipos, produtos ou serviços inovadores em um ambiente de intensa colaboração e trabalho em equipe. “No caso de Orós, o apoio do Sebrae/CE, fará com que a população consiga se contar com um descarte de resíduos eficiente, evitando os problemas causados pelo ato de livrar-se de refugos de modo inadequado.