Fomentar o ecossistema local de inovação nos municípios da região Norte. Este é o objetivo da ação realizada pelo escritório regional do Sebrae/CE, que integra o Circuito da Inovação da Região Norte. De setembro a outubro estão sendo realizados 15 hackathons em instituições de ensino médio e superior dos municípios de Camocim, Cruz, Forquilha, Jijoca de Jericoacoara, Marco, Reriutaba, Santana do Acaraú, Sobral e Varjota.
Nestes hackathons, que são maratonas de desenvolvimento, os alunos do ensino médio e superior destes municípios irão propor soluções para desafios relacionados às vocações econômicas da região. De acordo com a analista do Sebrae/CE na região Norte, Mariana Cavalcante, a ideia é selecionar as melhores soluções para que elas possam receber mentorias visando o aperfeiçoamento das ideias.
Em seguida, segundo ela, estes projetos serão apresentados aos empresários da região para que sejam apoiadas e implementadas. “Vamos também estimular estes jovens para que eles possam se inscrever em editais de fomento de startups com a lideranças dos professores e coordenadores das instituições de ensino, a exemplo do Startup NE do Sebrae que está disponibilizando bolsas de até R$ 39 mil para projetos inovadores dos estados nordestinos”.
Circuito de Inovação
A realização dos hackathons, segundo Mariana, integra o Circuito de Inovação da Região Norte, iniciativa do Sebrae/CE para o fomento da inovação nos municípios da região. “Nosso objetivo é promover um movimento de expansão do ecossistema de inovação descentralizando do município sede e criando uma maior rede de integração na região Norte”, destaca a analista do Sebrae/CE.
A proposta, segundo ela, foi elaborada a partir de um diagnóstico do escritório regional do Sebrae, que apontou a necessidade de estimular a inovação para a promoção do desenvolvimento econômico no Território Empreendedor Norte. Para isso, de acordo com a gestora, foi pensada uma trilha de desenvolvimento da inovação, dividida em cinco eixos.
“Consideramos que essa é uma contribuição objetiva, prática e viável do Sebrae/CE para criar um ambiente mais propício à inovação e ao desenvolvimento tecnológico na região Norte”, destaca Mariana.
Os cinco eixos desta agenda positiva são:
- Desenvolvimento da cultura de inovação nos municípios da região Norte disseminando a semente de criação de ideias e soluções inovadoras em escolas profissionalizantes e universidades, criando assim uma rede regional integrando os municípios;
- Formação de recursos humanos locais para atender demandas na área de inovação;
- Elaboração de uma Política Municipal de Inovação com a criação de Leis de Inovação municipal;
- Inovação nas MPEs (Apoio a empresas com perfil para inovar)
- Desenvolvimento de Programas Setoriais de Inovação, com a elaboração do Plano de Gestão da Inovação nos municípios.
Programação Hackathons
Forquilha
EEEP Geraldo J.D de Loiola- 09 e 10 de setembro
Camocim
EEEP Monsenhor Expedito da Silveira de Sousa – 11 e 12 de setembro
Sobral
Uninta – 09 e 10 de setembro
Faculdade 05 de Julho – 16 e 17 de setembro
Faculdade Luciano Feijão – 07 e 08 de novembro
UVA – 21 e 22 de outubro
UFC – 22 e 23 de outubro
IFCE – 30 e 31 de outubro
EEEP Lysia Pimentel – 19 e 20 de novembro
Marco
EEEP Monsenhor Waldir Lopes de Castro – 10 e 11 de setembro
Santana do Acaraú
EEEP Francisco das Chagas Vasconcelos – 12 e 13 de setembro
Varjota
EEMTI Waldir Leopécio – 24 e 25 de setembro
Reriutaba
EEEP Francisca Castro de Mesquita – 26 e 27 de setembro
Jijoca de Jericoacoara
EEEP Sandra Carvalho Costa – 08 e 09 de outubro
Cruz
EEMTI Raimundo Silveira – 10 e 11 de outubro