ASN CE Atualização
Compartilhe

Sebrae/CE participa de planejamento do Simpósio de Ciência, Inovação e Tecnologia do Vale do Jaguaribe

O evento deve contribuir para fomentar o Ecossistema de Inovação da região
Por Redação
ASN CE Atualização
Compartilhe

O escritório do Sebrae/CE na região do Jaguaribe foi sede do encontro de planejamento do 4º Simpósio Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação do Vale do Jaguaribe, evento que acontecerá nos dias 4 e 5 de junho, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) de Tabuleiro do Norte. Participaram do encontro representantes do Sebrae/CE, dos IFCEs dos municípios de Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Morada Nova e Tabuleiro do Norte e o Agente de Desenvolvimento Territorial da região.

De acordo com o articulador regional do Sebrae/CE, Alcides Marques, o evento irá abordar as principais tendências tecnológicas com o propósito de conectá-las ao desenvolvimento do território. “O próprio tema do simpósio, que é “Conectando Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade no Desenvolvimento Regional”, já marca esse compromisso de conexão entre a inovação e o desenvolvimento. Acredito que o Simpósio dará uma forte contribuição para o fomento do nosso Ecossistema Local de Inovação e desta conexão com as empresas locais”.

Durante a reunião, também foi apresentada a Trilha da Inovação que o Sebrae irá promover em todas as Instituições de Ensino Superior da região (IFCEs, UFC, UECE) e no Centro Vocacional Tecnológico (CVT). Segundo Alcides, a trilha contará com 12 workshops com os temas: Modelagem de Negócios; Liderança e estruturação de equipes para startup; Validação para Startup; User Experience para startup; MVP – Produto Mínimo Viável para startup; Gestão ágil e produtividade para startups; GrowthHacking e Marketing Digital para Startup;Finanças e Precificação para startup; Customer Success; KPIs – indicadores chave de desempenho para startup; Investimento em Startup e Como apresentar sua Startup para o mercado.

“A ideia de realizarmos as oficinas nas Instituições de Ensino Superior da região tem o intuito de provocar a interação das várias comunidades acadêmicas, gerando um movimento de sinergia, e também de envolver, cada vez mais, todas as instituições no desenvolvimento do ecossistema local”, destaca Alcides.