Pensado com o objetivo de organizar e melhor aproveitar o potencial de comercialização dos mercados públicos no interior do Estado, o Sebrae/CE, está implantando o Programa de Modernização Mercados Públicos.
O Projeto, hoje voltado à interiorização, nasceu a partir dos bons resultados alcançados com a revitalização dos mercados da Capital. Um bom exemplo foi o que aconteceu com o 1° Festival Gastronômico Mercado São Sebastião com o lançamento da “Maior panelada do mundo”, ponto alto do sucesso da iniciativa. A panelada chegou a pesar 617 quilos, no evento realizado com o apoio do Sebrae/CE, pela Prefeitura de Fortaleza e pela Associação dos Lojistas e0 Permissionários do Mercado São Sebastião (Almess).
DA CAPITAL PARA O INTERIOR
Assim, o Programa de Modernização de Mercados Públicos chegou aos municípios do interior tendo como foco, contribuir para a geração de impactos positivos na realidade econômica local como, por exemplo, a geração de emprego e renda, atração de novos investimentos, manutenção dos consumidores e o fortalecimento da identidade local, promovendo a cultura e a difusão da história dos municípios.
Para o articulador da Unidade de Competitividade do Sebrae/CE, Sílvio Moreira, a relevância dos mercados públicos para o Sebrae/CE vai além da concentração de pequenos empreendedores num mesmo ambiente, “estendendo-se, enquanto espaço de promoção dos saberes e fazeres, da cultura local à categoria de potenciais equipamento turísticos”, prevê
Assim, a ideia é oferecer a esses pequenos empreendedores, ferramentas que possam ajudá-los a enfrentar, com eficiência e sustentabilidade, a concorrência dos grandes mercados e supermercados que vêm conquistando um número cada vez maior de consumidores, representando um risco para a continuidade da tradição dos mercados públicos, um tipo de tradição, comum a todas as cidades.
Dentro desse contexto, a modernização dos mercados públicos passa a ser um instrumento prioritário a partir de iniciativas como a estruturação dos espaços, melhoria da qualidade de vida dos permissionários e consumidores, elevação do padrão higiênico-sanitário e, sobretudo, na internalização do conceito, entre os permissionários, de que eles são empreendedores, dotando-os de conhecimentos que permitam, a eles, melhor gerir o seu negócio.
ROTEIRO
No roteiro de implementação do programa, nos municípios de Guaraciaba do Norte, Nova Russas e Ipueiras, o Sebrae/CE começa com a sensibilização, palestra e a distribuição de um kit que explica o passo a passo do programa e a preocupação com o atendimento ao cliente.
E por falar em cliente, o projeto prevê a realização de uma pesquisa inicial junto aos fregueses atuais e, também, junto aos que não consomem nos mercados, o que permite à equipe responsável, conhecer o universo de consumidores locais.
De posse das informações, dados e fatos levantados quanto aos modelos de gestão e condições estruturais, é nessa fase que são avaliadas as necessidades de treinamentos para os permissionários, as opiniões e sugestões dos empreendedores, analisados os pontos abordados e necessidades gerenciais.
Por fim, a definição do layout a partir de um estudo que leve em conta a circulação de clientes, a entrada dos produtos para a comercialização, instalações de energia, água e esgoto e limpeza e coleta do lixo além, é claro, de um visual alegre e chamativo, que facilite e estimule as compras dos consumidores.
Seguindo o planejamento, o roteiro prevê, ainda, a busca de apoio do poder público, iniciativa privada e possíveis lideranças do setor (Associações/Sindicatos/ Cooperativas), começando com o diagnóstico inicial, engajamento e governança, elaboração de um Plano de Revitalização, captação de recursos, implementação das melhorias e, por fim, a msnutenção da gestão. Para Felipe Cidrão, gestor estadual do projeto, é importante destacar que “iniciativas desse tipo demandam o comprometimento de todas as partes envolvidas, especial a parceria do poder púbico, como mantenedor legal da ação”.
AVALIAÇÃO
Com toda essa preocupação e cuidado, mesmo nos casos ainda em fase de implantação, o projeto começa a alcançar resultados animadores como o aumento da renda; maior geração de ocupação e emprego; inclusão social; capacitação dos permissionários e maior satisfação do cliente.
É o que vem acontecendo em Guaraciaba do Norte, na região da Ibiapaba, onde a Prefeitura solicitou ao Sebrae/CE, um projeto para um novo mercado e, no dia 8 de agosto, o projeto de Guaraciaba foi lançado e já tem sido responsável pela mudança positiva da visão da população em relação ao Mercado.
O secretário Ricardo Régis Pereira, de Comércio, Turismo e Empreendedorismo do município confirma o esmero com o projeto. “Esse mercado está sendo cuidadosamente preparado para atender a mais de 100 pessoas que antes andavam debaixo de sol e chuva e que agora terão um espaço adequado para trabalhar,” explica.
Ele faz questão de ressaltar a parceria com o Sebrae/CE “que resultou em duas consultorias, implementação de toda a estrutura comercial e condições para que o mercado seja, também, um espaço de convivência, de Cultura, Artesanato, encontro de pessoal, e todo o conceitual já definido e que colhemos resultados desse projeto.”
NOVA RUSSAS
Em Nova Russas, contemplada com o Projeto de Planejamento Estratégico do Mercado Público Municipal Antonio Enoch Rodrigues Tavares o foco, principal, são os cursos de capacitação e a funcionalidade no projeto de instalação dos 32 boxes, distribuídos entre os setores de alimentação, artesanato e demais atividades comerciais.
Um dos objetivos é permitir que o mercado público consiga articular, inclusive, ações culturais para atrair consumidores, permitindo o incremento dos negócios na cidade. Ao ouvir os consumidores abordados pelo consultor, concordaram que realmente o mercado estava precisando de melhorias em áreas como limpeza, segurança, organização, animais transitando no interior do mercado, mas que viam com bons olhos a mudança dos permissionários para o mercado novo. Viam que, com a mudança, o novo espaço terá mais organização e, também, poderá abrigar atividades culturais atrativas ao público..
IPUEIRAS
Já na cidade de Ipueiras, após serem identificados e abordados no diagnóstico inicial para elaboração do plano estratégico do mercado público, foi constatado a necessidade de realização de reforma do atual mercado, quando da realização de mudança dos feirantes para o mercado novo. Ao total foram levantados cadastros de quem era formalizado, apontando apenas oito microempreendedores individuais nessa condição e 67 informais.
O Plano de Ação para o mercado público de Ipueiras prevê qualificar o atendimento, além de buscar atrair novos clientes, melhorar os processos operacionais e de gestão. Com relação ao Prefeito Francisco Souto de Vasconcelos Júnior. ele tem demonstrado interesse em discutir o assunto, ouvindo o Sebrae/CE, e colocando, também, o seu ponto de vista, avaliando positivamente o trabalho realizado pela instituição.