ASN CE Atualização
Compartilhe

Sebrae/CE e Ascende inovam e lançam Mapeamento e Plano setorial para a indústria de games

Com os dois trabalhos, a indústria de games cearense reforça a sua condição de referência brasileira em organização e interação.
Por Redação
ASN CE Atualização
Compartilhe

O mapeamento e o primeiro Plano setorial voltado para o setor de games realizado no Brasil foi lançado nesta terça-feira, na sede da instituição, em Fortaleza. Resultado do trabalho conjunto da Unidade de Ambientes de Inovação do Sebrae/CE e da Ascende- Associação Cearense de Desenvolvedores de Jogos, a expectativa é de que os dois trabalhos norteiem, a partir de agora, políticas públicas que contribuam para o desenvolvimento do segmento. Principalmente porque o Plano Setorial, o Progames CE, é o primeiro a ser lançado no Brasil.

Falando em nome do Conselho Deliberativo do Sebrae/CE, o presidente Cid Alves, falando para um auditório lotado, enfatizou que fica gratificado com o apoio dado a essa nova geração de empreendedores, “que representam o futuro”.

Já o superintendente Joaquim Cartaxo considerou a criação da Ascende e do resultado do trabalho feito em conjunto com o Sebrae/CE é um “case” de sucesso nacional de Associativismo. “E, mais que isso, da Economia Criativa, também, porque segundo os estudos mais recentes, o futuro da Economia está na Economia Criativa onde se enquadram, também, os games,” previu.

Estiveram presentes à solenidade, ainda, Inácio Arruda, secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência e Tecnologia, que se propôs a atuar para fortalecer o segmento; Fábio Feijó, secretário executivo de Comércio, Serviços e Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, Acrísio Senna, do Centec , Rodrigo Nogueira, da secretaria de Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Fortaleza e Edson Ferreira, diretor do Grupo Cidade de Comunicação, que também se comprometeram a trabalhar pela indústria de games do Ceará.

ESTADO “GAMER”

Falando em nome da Ascende, a presidente Loana Russo explicou que nunca havia se interessado por games, mas o convívio com os desenvolvedores acabou levando-a a se apaixonar pela área. “Por isso, estar aqui, representando todos nós é tão importante. Saber que somos uma referência hoje, no país, não em quantidade, mas em qualidade de organização e trabalho, graças à parceria com o Sebrae, é emocionante”, explicou.

Para Herbart Melo, articulador da Unidade de Ambientes de Inovação do Sebrae/CE, responsável pelos levantamentos, o Plano Setorial da Indústria de Jogos do Ceará é o primeiro planejamento do tipo no Brasil e trabalha a dimensão estratégica, operacional e financeira para o desenvolvimento contínuo e sustentável da Indústria de Jogos local.

-Além disso, queremos discutir os próximos passos para engajar o Poder Público, Iniciativa Privada, assim como profissionais e empresários para tornar o Ceará um polo de referência nacional e internacional nesse setor em alguns anos. Esse trabalho não é do Sebrae nem da Ascende e de todos que querem se unir ao nosso esforço e tornar o Ceará um estado “gamer” no futuro”.

-