Em uma solenidade que reuniu conselheiros, diretores, funcionários e ex-funcionários, familiares e amigos, o Sebrae/CE promoveu na última segunda-feira (20) uma homenagem a Airton Gonçalves Junior, que faleceu em fevereiro deste ano. O evento marcou a mudança do nome da sede da instituição, que funciona na avenida Monsenhor Tabosa, que a partir de então passou a receber o nome do ex-diretor de administração e finanças do Sebrae/CE.
A solenidade contou com a presença dos presidente de entidades empresariais e conselheiros da instituição Ricardo Cavalcante (Federação das Indústrias do Estado do Ceará), Luiz Gastão Bittencourt ( Sistema Fecomércio), João Guimarães (Associação Comercial do Ceará), Amilcar Silveira (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará), Dalvani Mota (Federação das Entidades de Micro e Pequenas Empresas do Comércio e Serviço do Estado do Ceará) e Chico Barreto ( Federação das Associações do Comércio, Indústria, Serviços e Agropecuária do Ceará).
Também participaram do evento, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/CE, Cid Alves, o superintendente Joaquim Cartaxo, o diretor técnico Alci Porto, o diretor de Administração e Finanças Reginaldo Lobo e o superintendente do Sebrae/RN, Zeca Melo, além do pai de Airton Gonçalves Junior, seu Airton Gonçalves, a esposa Regina, os filhos Livia e Levi e seus irmãos e irmãs.
Cid Alves, Cartaxo e Alci relembraram momentos vividos com Airton, destacando principalmente o seu compromisso com o Sebrae e seus colaboradores e com o fortalecimento do empreendedorismo no Estado do Ceará.
Já Zeca Melo, que falou em nome das outras unidades estaduais do Sistema Sebrae, destacou que a contribuição do ex-diretor para o Sebrae vai além do território cearense, tendo uma atuação destacada para a instituição no Nordeste e em todo o país.
Já dona Regina, destacou a preocupação de Airton com os colabores do Sebrae e a sua felicidade em apoiar o desenvolvimento do talento das pessoas. Todos também foram unanimes em destacar a contribuição de Airton Gonçalves Junior na área da sustentabilidade, tendo sido dos idealizadores e entusiastas do projeto que tornou a sede do Sebrae um edifício sustentável e o que rendeu à instituição diversos prêmios nacionais e internacionais na área.
Certificação LEED
Além de homenagear Airton, a solenidade também foi marcada pela comemoração da conquista, pela segunda vez consecutiva, da mais alta faixa de pontuação da certificação LEED – Leadership in Energy and Environmental Design, concedida a construções que cumprem requisitos mundialmente reconhecidos de Sustentabilidade e que está presente em mais de 160 países. O prédio do Sebrae/CE é hoje o único do Norte e Nordeste e um dos 10 do país a terem conquistado a certificação LEED Platinum na categoria de “Edifícios Existentes”.
A sede do Sebrae em Fortaleza alcançou a faixa de pontuação Platinum, a maior possível, na categoria O+M, que diz respeito à Operação e Manutenção de edifícios existentes. Essa conquista destaca o Edifício como um caso de sucesso internacional de sustentabilidade e reforça a liderança da instituição na transformação das práticas de construção sustentável, considerando critérios como Eficiência Hídrica, Energia e Atmosfera, Localização e Transporte, Qualidade do Ambiente Interno, entre outras.
O Leadership in Energy and Environmental Design é uma certificação para construções sustentáveis, concebida e concedida pela organização não governamental United States Green Building Council (USGBC), com intuito de promover e estimular práticas de construções sustentáveis, satisfazendo critérios para uma construção verde.
Homenagem
Airton Gonçalves Junior foi um dos líderes deste processo de transformação do prédio em um edifício sustentável, que resultou nas conquistas das certificações LEED Silver, em 2016, e Platinum, em 2019 e em 2023.
O ex-diretor de Administração e Finanças foi funcionário de carreira da instituição por cerca de 40 anos, onde começou como estagiário. Sua trajetória profissional foi marcada principalmente pela dedicação em tornar o Sebrae/CE uma instituição de excelência no fomento ao empreendedorismo e no apoio aos pequenos negócios e referência em sustentabilidade, inovação e gestão.
Sebrae e o LEED
A história do Sebrae com o LEED começou em 2014, com uma grande reestruturação do prédio, que alterou todo o sistema de ar-condicionado, o layout interno das estações de trabalho e a fachada, de modo a permitir uma melhor iluminação natural e ao mesmo tempo reter mais o calor, por meio de um sistema de bolsão de ar contido entre duas camadas de vidros. Essas intervenções, renderam à instituição a conquista da certificação LEED Silver, em 2016.
Em 2019, com a realização de mais intervenções, como a instalação de uma Estação de Tratamento de Água que possibilitou a reutilização das águas do sistema de climatização, das chuvas e das águas cinzas dos banheiros, o Sebrae alcançou, pela primeira vez, o LEED Platinum. Nessa época, também foi implantada a coleta seletiva, impulsionada por uma parceria com a Enel, que beneficiou não apenas o Sebrae, como também a comunidade do entorno.
Também foram instalados painéis de geração de energia solar, além do investimento em materiais de consumo, mobiliário e equipamentos com certificação ambiental.
Já na recertificação do LEED em 2023, o foco foi dado para o sistema de gestão de indicadores de impacto ambiental, que monitora a eficiência do prédio através da constante coleta e avaliação de dados acerca de insumos básicos como energia, combustíveis, água e resíduos sólidos.
Fatores como qualidade do ar e satisfação geral do público ocupante, com conforto térmico, luminosidade e nível de ruído adequados, também foram alvo de ações específicas da instituição a fim de garantir o aprimoramento dos processos de sustentabilidade do edifício do Sebrae.