Realizado em parceria com o Sebrae, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) iniciou nesta terça-feira (20/05) uma nova etapa do projeto Impulso Digital. O projeto é uma capacitação voltada para a aplicação da Inteligência Artificial (IA) nos negócios destinados, exclusivamente, para micro e pequenas indústrias cearenses. O curso foca na ampliação do conhecimento tecnológico dos empresários, fazendo com que eles conectem a teoria e a prática da IA nos negócios.
A capacitação está dividida em quatro encontros presenciais. Em cada um deles, um conteúdo diferente, abordando: Transformação Digital e GenAI, com foco na compreensão das inteligências artificiais e no uso inicial de ferramentas como o ChatGPT; Estratégias com LLMs, voltado para aplicação de modelos de linguagem natural nos negócios; Engenharia de Prompt, com técnicas avançadas para interações otimizadas com IA; e Aplicações Multimodais e Projeto Final, que inclui o uso de IA com textos, imagens e dados, além da elaboração de um projeto prático com mentoria.
Após a formação completa, os participantes terão acesso a sessões de mentoria individualizadas para o desenvolvimento de projetos voltados à solução de gargalos em processos das empresas. O ciclo se encerra no dia 11 de junho com o Demo Day, momento dedicado à apresentação dos projetos desenvolvidos pelos participantes.
O head do Hub do IEL Ceará explica que o Impulso Digital, lançado em fevereiro deste ano, tem como foco a transformação digital para micro e pequenas indústrias, com dois vetores de ação: o primeiro, voltado à Gestão Estratégica com Inteligência de Dados (Business Intelligence) e o segundo, focado em IA para Negócios.