
Na próxima quinta-feira, o4/12, a partir das 17h, no SebraeLab, na sede do Sebrae/CE na Avenida Monsenhor Tabosa, o Sebrae/CE realiza a solenidade de encerramento do Programa Startups Nordeste, iniciativa que impulsiona o desenvolvimento de pequenos negócios inovadores em toda a região. O evento celebra o encerramento de um ciclo que incluiu capacitação, mentoria, investimentos e validação de soluções, reunindo startups que avançaram para as etapas mais estratégicas do programa.
Ao longo da edição 2025, o Startups Nordeste mobilizou mais de 2 mil startups em toda a região, fortalecendo a formação de uma rede territorial de inovação com potencial global. Ao todo, 600 negócios inovadores chegaram à terceira etapa, sendo 60 do Ceará, representando a diversidade e a força do ecossistema local.
Voltado para projetos e startups em fase de validação e crescimento, o programa tem como propósito fomentar o ecossistema de inovação, ampliar a matriz produtiva regional e estimular a criação de produtos e serviços de alto valor agregado. As iniciativas com melhor desempenho são contempladas com Bolsa, estimulando o amadurecimento e a sustentabilidade dos negócios.
Durante a solenidade, os participantes receberão certificados e as startups que mais se destacaram ao longo das etapas do programa serão premiadas, reconhecendo seu desempenho, evolução e potencial de impacto econômico.
O PROGRAMA

O Startup Nordeste tem como principal objetivo fomentar negócios inovadores de pequeno porte na região Nordeste. Com isso, o Sebrae busca impulsionar o crescimento da economia regional ao oferecer produtos e serviços de alto valor agregado, fortalecendo a identidade da região e estabelecendo o Nordeste como um polo promissor de inovação a nível global.O Sebrae Nacional, em conjunto com o Sebrae/CE e a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FUNCAP, oferecem, graças ao programa, capacitação e apoio estratégico para o desenvolvimento de empreendedores de projetos inovadores e startups.
Esta iniciativa é destinada a projetos inovadores e startups do estado do Ceará que se encontram nas fases de maturidade de validação, tração, crescimento ou escala.
São selecionados até 250 (duzentos e cinquenta) projetos inovadores/startups com inovação aplicada ao processo, produto, serviço ou modelo de negócio, com alto potencial de crescimento e impacto social, preferencialmente com características escaláveis.
Após serem pré-acelerados, os projetos inovadores/startups participantes serão submetidos a uma segunda fase de seleção, na qual os 80 (oitenta) melhor avaliados avançarão para o programa de aceleração. Por fim, com uma terceira seleção, 60 (sessenta) projetos e startups seguirão com capacitações, mentorias de especialistas e receberão a Bolsa Sócio Empreendedor – no valor mensal de R$ 6.500,00 pelo período de 6 meses.
SERVIÇO:
Canal de dúvidas e informações:
E-mail: [email protected]
WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/JrLAb0EXGnYBbsoVGsvBRI
Nordeste se consolida
O Nordeste se consolida como polo emergente de inovação, aponta Sebrae Startups. Com 18 mil startups mapeadas, estudo do Observatório Sebrae Startups revela crescimento da diversidade regional e avanço da participação femininaPor Redação
O ecossistema brasileiro de startups vive um novo capítulo.
Pela primeira vez, o Nordeste aparece como segunda maior região em número de startups mapeadas, com 23,53% do total nacional, atrás apenas do Sudeste, que lidera com 36,15%. O Sul responde por 21,06% das startups mapeadas. As informações são do Sebrae Startups Report Brasil 2024, desenvolvido pelo Observatório Sebrae Startups, que também destaca o forte crescimento proporcional do Centro-Oeste (189%) e a duplicação da participação do Norte.
Essa nova configuração entre as regiões revela um movimento robusto de descentralização da inovação, fortalecendo polos locais, impulsionando economias regionais e ampliando a diversidade do ecossistema de startups brasileiro. A plataforma Sebrae Startups analisou cerca de 74.851 atendimentos feitos a 18.056 startups no último ciclo, consolidando a maior rede de apoio ao empreendedorismo inovador da América Latina. A pesquisa completa pode ser conferida no site do Sebrae Startups Report Brasil 2024.
“Não há mais como falar de empreendedorismo sem envolver a inovação, a sustentabilidade e a inclusão. Especialmente se queremos que o país se desenvolva e seja menos desigual”, comenta o presidente do Sebrae, Décio Lima. Para ele, incluir o Nordeste nos programas para startups é estimular que os empresários, junto aos governos locais, desenhem e executem ideias inovadoras que atendam às demandas regionais.
A consolidação do Nordeste como um polo estratégico para a inovação também se refletirá nas discussões do Neon 2025, um dos principais encontros de empreendedorismo inovador da região. O evento será palco para destacar as boas práticas e o impacto das ações que vêm transformando o ecossistema nordestino, fortalecendo ainda mais a descentralização da inovação no Brasil.
Progresso em diversidade de gênero
Um dos avanços mais expressivos identificados em 2024 foi na diversidade de gênero. A participação feminina entre os sócios de startups saltou de 8,65% em 2023 para 30,18% em 2024. Esta evolução marca uma virada histórica no ecossistema de inovação e aponta para um ambiente empreendedor cada vez mais inclusivo.
O aumento da participação feminina nas startups apoiadas é resultado da combinação de ações estratégicas puxadas pelo Sebrae Startups. Entre elas estão a capilarização nacional, programas de capacitação acessíveis, incentivo a novos ecossistemas regionais e ampliação de oportunidades internacionais.
O estudo do Sebrae revela, também. a maturidade crescente dos negócios inovadores brasileiros. Alguns dados que chamam a atenção são:
Principais segmentos: Tecnologia da Informação (13,74%), Saúde e Bem-Estar (11,16%), e Educação (8,81%).
Tecnologias mais utilizadas: Cloud Computing, Inteligência Artificial e Big Data.
Modelos de negócio: O B2B segue como o principal modelo (50,9%), mas o B2B2C e o B2C registram crescimento.
Estágios de maturidade: 22% das startups estão em ideação e 33% em validação, sinalizando a renovação contínua do ecossistema.
Além disso, Software (37,6%) e Serviços (36,4%) lideram a lista dos produtos oferecidos pelas startups brasileiras.
A inovação é o novo motor econômico do país. Nosso desafio é fazer com que ela seja acessível a todos os brasileiros, independente da sua região ou origem. Acreditamos que essas ações devem promover novas mudanças nos indicadores coletados pelo Observatório Sebrae Startups daqui pra frente, seja pela ampliação de oportunidades para nichos ou perfis específicos ou mesmo pelo amadurecimento dos negócios.
-

Nesse contexto, cabe ao Sebrae atuar como um verdadeiro escudo de proteção para a pequena economia, ajudando-a a se inserir de forma ágil nesse processo e contribuindo para o desenvolvimento desta matriz, na geração de oportunidades. Destaco, que o Sebrae é reconhecido como a maior plataforma de apoio a startups do país”, finaliza o presidente do Sebrae, Décio Lima.
Sobre o Observatório Sebrae Startups
O Observatório Sebrae Startups é uma plataforma agregadora de dados que tem como objetivo integrar e democratizar o acesso a informações de startups, considerando todo o ecossistema de inovação envolvido na sua concepção e desenvolvimento. Para mais informações acesse o site neste link.
Sobre o Sebrae Startups
O Sebrae Startups é uma plataforma que agrega iniciativas de capacitação, conexão e fortalecimento de empresas em early stage para fomentar o empreendedorismo inovador em todo o Brasil. O projeto engloba a capilaridade e a força da marca Sebrae para criar a maior rede de startups da América Latina. O objetivo da plataforma é desenvolver o setor tecnológico em todas as regiões do país, e no último ano já atendeu mais de 18 mil startups. Para mais informações acesse o site neste link.
-
