ASN CE
Compartilhe

Para melhoria da qualidade do queijo cearense o Sebrae/CE promove missão técnica à Canastra

Eles visitaram as fazendas produtoras de Queijo Canastra, onde os participantes conheceram as práticas de qualidade da Região
Por REdação
ASN CE
Compartilhe

Os Escritórios do Sebrae nas Regiões do Sertão Central e no Baixo Jaguaribe realizaram missão técnica a Minas Gerais, com o objetivo de conhecer novas experiências da cadeia leiteira, principalmente voltadas à agregação de valor e cooperativismo. As duas regiões cearenses são reconhecidas como importantes polos de bovinocultura leiteira, onde a tradição e o conhecimento especializado na atividade desempenham um papel fundamental no progresso econômico e social dos territórios. Com uma longa história na atividade pecuária, as regiões estão consolidadas como relevantes produtores de leite, fornecendo matéria-prima para uma cadeia produtiva sólida e que tem acumulado bons resultados.

E para aprimorar ainda mais o setor, conhecendo novas tecnologias e aprendendo com quem faz um dos melhores queijos do Brasil, durante os dias 22 a 25 de agosto, o Sebrae/CE organizou uma missão com destino à Região mineira de Canastra, amplamente reconhecida por sua produção de queijos artesanais de alta qualidade.

NOVOS CONHECIMENTOS

Durante essa missão, produtores de leite do Sertão Central e líderes locais tiveram a oportunidade de explorar a cultura do queijo em uma região que é referência nacional no assunto. A visita proporcionou insights valiosos sobre como agregar valor aos produtos locais, gerando oportunidades e benefícios.

O objetivo central da missão foi impulsionar a capacitação técnica e o empreendedorismo dos produtores de leite e queijo do Ceará, com a ideia de criar uma cadeia de produção de derivados lácteos diferenciados e competitivos, capazes de conquistar mercados mais exigentes e remuneradores. Para isso, a missão incluiu visitas técnicas a fazendas produtoras de Queijo Canastra, onde os participantes puderam aprender os métodos tradicionais e as práticas de qualidade que tornaram a região uma referência no setor.

Além disso, houve reuniões de trabalho com gestores públicos e órgãos de fiscalização da região da Canastra. Essa troca de experiências permitiu discutir como fortalecer a cultura do queijo na região e a importância da regularização e fiscalização dos queijos artesanais, garantindo a qualidade e a segurança dos produtos.

O prefeito de Mombaça, Orlando Benevides, que também integrou a missão, destacou a relevância de trazer os princípios do cooperativismo e da identidade geográfica dos produtores agrícolas, aprendidos em Minas, para o Ceará.

DESTAQUE

Um dos destaques da missão foi a participação na ExpoQueijo Brasil 2023, um dos maiores eventos dedicados aos queijos artesanais e à gastronomia rural. O evento, que aconteceu de 24 a 27 de agosto, proporcionou aos participantes a oportunidade de apresentar seus produtos, adquirir conhecimento e estabelecer conexões com o setor, contribuindo para a expansão da presença do Ceará no mercado de queijos artesanais.

Ao todo, a missão técnicas realizada pelo Sebrae/CE levou à Minas 30 integrantes, entre produtores de leite, produtores de queijo, gestores públicos e representantes de instituições de fomento e ensino como Senar/CE e SebraeCE.

-

-