O uso de Inteligência Artificial (IA) vem ganhando cada vez mais espaço em nosso cotidiano. O que antes parecia ser coisa de ficção científica, hoje é uma realidade de nossas vidas e no dia a dia dos negócios. De acordo com a pesquisa o estudo “Transformação Digital nos Pequenos Negócios 2025”, realizado pelo Sebrae, a grande maioria dos empreendedores cearenses já utilizou algum tipo de IA.
Na pesquisa espontânea, apenas 38% dos empreendedores do estado afirmaram que já fizeram uso de algum tipo de Inteligência Artificial. Mas, quando indagados sobre a adoção de plataformas específicas, esse percentual cresce significativamente. O GPS, por exemplo, já foi utilizado por 80% dos empreendedores cearenses ouvidos.
Outra aplicação bastante utilizada são os programas de reconhecimento facial, utilizada por 75% dos donos de pequenos negócios do Ceará. Em seguida, aparecem o uso de assistentes virtuais, como Alexa, Siri, Google Assitent e Copilot e uso de aplicativos que melhoram a qualidade de imagens, ambos sendo citados por 50% dos empreendedores cearenses.
Já o Chat GPT, Deep Seek, Coplit, Gemini e outros tipos de textos generativos já foram utilizados por 44% dos entrevistados durante a pesquisa do Sebrae. Outro dado interessante do levantamento, diz respeito ao uso de computadores pelos donos de pequenos negócios cearenses em seus negócios (75%). O que representa um crescimento de 8 pontos em relação ao levantamento realizado em 2022, quando 67% dos empreendedores do estado afirmavam utilizar computadores em seu negócio.
Segundo a pesquisa, a internet já está presente em 95% dos pequenos negócios do Ceará. Além disso, em 2025, 65% das empresas do estado acessaram o site do Sebrae e 53% já realizaram alguma capacitação on-line, sendo 44% deles em iniciativas ofertadas pela instituição.
Siará Tech Summit

Inteligência Artificial e suas aplicações dos negócios é um dos temas que serão debatidos durante o Siará Tech Summit, que será realizado pelo Sebrae/CE, de 8 a 10 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará. A iniciativa, que em 2025 ano chega à sua quarta edição, vem se consolidando como o maior evento de inovação e tecnologia da região Nordeste.
Como parte da programação deste ano, os participantes terão acesso a conteúdos estratégicos com especialistas e experiências interativas, palestras magnas, rodadas de negócios e networking, conexão com investidores, aceleradoras e grandes empresas do país. O evento contará ainda com uma exposição de mais de 300 startups com soluções aplicáveis para o mercado, além da realização de hackathon, pitchs, podcasts e mentorias.
Outra novidade, é que esse ano o Siará Tech Summit ocorrerá simultaneamente com a Feira do Empreendedor, com os dois eventos ocupando dois pavilhões do Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Serão mais de 27 mil m² de estrutura montada para proporcionar as melhores experiências e oportunidades para os participantes.
As inscrições estão disponíveis no site do evento.
-