Uma missão técnica formada por representantes dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) de Limoeiro do Norte, Morada Nova, Tabuleiro do Norte e Jaguaruana visitou, de 16 a 18 de setembro, a região do Cariri para participar de ações de benchmarking com integrantes do Ecossistema Local de Inovação.
A missão, organizada pelo escritório do Sebrae/CE na região do Jaguaribe, contou ainda com a presença de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município de Jaguaribe e da Indústria de Cimento Apodi, instalada no município de Quixeré.
O grupo teve a oportunidade de conhecer e trocar experiências com diversos atores do ecossistema de inovação do Cariri, incluindo o SEBRAELAB, que funciona na sede do escritório regional do Sebrae/CE, em Juazeiro do Norte. No local, eles receberam orientações sobre a trilha da inovação e tiveram contato com as comunidades existentes no local, como o Kariri Valley.
A missão também visitou espaços como o Faísca, laboratório de inovação fruto de uma parceria público-privada entre a Universidade Regional do Cariri (URCA) e a empresa Lumiere Negócios Inovadores; o Garagem LAB, unidade avançada do Centro Universitário Paraíso (UniFAP), que funciona como estrutura de suporte à inovação e ao empreendedorismo, e o Cuida Coworking, iniciativa da região que traz o conceito do Hub de Empreendedorismo e Inovação.
De acordo com o articulador do escritório do Sebrae/CE na região do Jaguaribe, Alcides Marques, a troca de experiências e o fomento à inovação foram pontos centrais da missão, visando fortalecer as atuações dos envolvidos em suas respectivas áreas e no território.
“A ideia era proporcionar aos participantes a oportunidade de conhecer de perto estas iniciativas e a operação da governança local do ecossistema de inovação do Cariri”, destaca o gestor do Sebrae. Segundo a avaliação de Alcides Marques, a missão conseguiu cumprir seus objetivos de mostrar a importância da colaboração entre instituições de ensino, empresas e entidades de apoio para contribuir com o desenvolvimento regional.
“A participação ativa de todos os envolvidos na missão reforçou ainda mais o compromisso do grupo com o crescimento sustentável e inovador do Ecossistema Local de Inovação da Região do Vale do Jaguaribe, mostrando que a união de esforços é fundamental para alcançar resultados significativos”, destacou o gestor.
Ele acredita que a partir do aprendizado na missão, novas iniciativas baseadas nesta experiência ocorram na região, fortalecendo ainda mais o ecossistema de inovação do Vale do Jaguaribe, impulsionando o desenvolvimento regional e promovendo a inovação e a sustentabilidade no território.
-